Luso-americano Michael Rodrigues joga futuro em candidatura ao Senado

0
66
congressista estadual no Massachussetts

congressista estadual no MassachussettsDepois de 14 anos como congressista estadual no Massachussetts, o luso-descendente Michael Rodrigues decidiu jogar o seu futuro político com uma candidatura a um lugar no Senado estadual, onde quer apoiar o combate ao desemprego.

 O candidato luso-descendente pelo partido democrata justifica a candidatura com o facto do Senado ser “um corpo político mais pequeno” onde pretende ter mais possibilidades de “servir os eleitores de uma forma mais eficaz”.
 Para a campanha eleitoral, cujos resultados serão conhecidos amanhã, 2 de Novem-bro, Michael Rodrigues escolheu como pontos fortes economia e desemprego, prometendo ajudar a resolver a grave situação económica que afecta o Estado e particularmente o seu distrito eleitoral.
 No caso da comunidade portuguesa local, ela também muito afectada pelo desemprego, o candidato afirma ser necessário “dar formação à gente [portuguesa], muito talentosa e trabalhadora, de modo a preparar-se para a nova vaga de empregos nas áreas das energias renová-veis, empresas biomédicas, etc…”.

 “Os trabalhos nas fábricas de mão de obra desqualificada que empregavam tantas famílias portuguesas que se instalaram nesta cidade desapareceram”, diz.
 O 1.º distrito eleitoral de Bristol e Plymouth inclui a cidade de Fall River onde se concentra a maior comunidade de origem portuguesa residente na América, sobretudo emigrantes oriundos do arquipé-lago dos Açores, mas também muitos milhares de outros de vários concelhos da Beira Alta.
 No seu currículo como congressista, Michael Rodrigues tem várias propostas de lei de revitalização da economia, da criação de empregos e reduções fiscais.

 “A comunidade portuguesa enfrenta hoje o desafio de ter de sair dessa zona segura onde as pessoas poderiam trabalhar sem aprenderem a falar inglês. Esses trabalhos não existem mais e os novos exigem que se domine a língua, o que pode constituir um sério obstáculo aos membros mais velhos da nossa comunidade”, justifica.
 Filho de emigrantes portu-gueses da zona de Mangual-de radicados em Westport, cidade satélite de Fall River, o luso-americano diz-se sensibilizado com a situação e sentir as dificuldades dos emigrantes.

 Michael Rodrigues ganhou o direito a disputar, nas listas do partido Democrata, o lugar no Senado do 1.º distrito eleitoral de Bristol e Plymouth deixado vago pela reforma do senador Joan Menard, depois de bater três adversários nas primárias de Setembro.
 Amanhã 2 de Novembro bate-se com o candidato republicano Derek Maksy e diz estar muito confiante na vitória.
 À boa maneira americana, a campanha tem tido a sua dose de episódios rocambolescos.

 No caso de Michael Rodrigues foi, depois de ter votado no Congresso estadual uma lei de aumento dos impostos sobre bebidas alcoólicas, a publicação pelo Boston He-rald, em Setembro de 2009, de uma foto mostrando-o a comprar álcool numa mercearia de New Hampshire, Estado onde as bebidas alco-ólicas não pagam impostos.