Lula da Silva sofre de cancro na garganta

0
101
Lula da Silva sofre de cancro na garganta

Lula da Silva sofre de cancro na gargantaO ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva foi diagnosticado com um tumor na laringe em exames realizados hoje em São Paulo, diz comunicado do Hospital Sírio-Libanês, citado pelo jornal Folha de São Paulo.

 Segundo o hospital, o ex-presidente começará um tratamento com quimioterapia nos próximos dias.
 “O paciente encontra-se bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatório”, diz a nota.
 Na quinta-feira, o ex-presidente – que, em 2010, terminou sem mandato como o mais bem avaliado da história do Brasil – comemorou seu aniversário de 66 anos.

 A noticia foi também anunciada aos chefes de Estado que participam na XXI Cimeira Ibero-Americana, no Paraguai.
 O secretário-geral da cimeira, Enrique Iglesias lembrou que o presidente da Venezuela Hugo Chávez também luta contra um cancro: “E agora chega-nos a notícia de que também ao companheiro Lula da Silva foi diagnosticado um cancro na laringe”.

* Dilma deseja rápida recuperação a Lula da Silva

 A Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, emitiu uma nota oficial para desejar uma “rápida recuperação” ao antecessor Luiz Inácio Lula da Silva, diagnosticado com cancro na laringe.
 A líder brasileira recordou que também teve de passar pelo mesmo tipo de tratamento e que conseguiu recuperar-se totalmente.
 “Como todos sabem, passei pelo mesmo tipo de tratamento, com a competente equipa médica do Hospital Sírio Libanês, que me levou à recuperação total. Tenho certeza de que acontecerá o mesmo com o presidente Lula”, disse Dilma Rousseff.

 “O presidente Lula é um líder, um símbolo e um exemplo para todos nós. Tenho certeza de que, com sua força, determinação e capacidade de superação de adversidades de todo o tipo, vai vencer mais esse desafio”, reforçou.
 A presidente concluiu o texto a dizer que estará ao lado de Lula como “amiga, companheira, irmã e admiradora”.
 O Presidente do Paraguai, Fernando Lugo, também foi ao Brasil tratar da doença no mesmo hospital.

* Partidos de oposição manifestam apoio a Lula da Silva

 Os dois principais partidos brasileiros que fazem oposição ao Partido dos Trabalha-dores (PT), de Lula da Silva, manifestaram seu apoio ao ex-presidente, desejando-lhe rápida recuperação.
 “O presidente Lula ainda tem muito a contribuir para o debate político do país”, afirmou o presidente do PSDB, Sérgio Guerra.
 Num comunicado, o PSDB refere que, ao saber da notícia, os membros do partido ficaram preocupados “como todos os brasileiros”.
 “Desejamos que a sua recuperação seja a mais rápida e bem sucedida”, conclui a nota.

 O líder do partido Democrata (DEM) no Senado, Demóstenes Torres, também manifestou seu apoio, e salientou que o diagnóstico precoce garantirá sua completa recuperação.

 “O cancro de laringe é um cancro com alto potencial de cura. O Lula faz parte da nossa vida política há muitos anos. Embora seja adversário, vou torcer para a cura dele”, disse o representante da oposição, em declarações ao jornal “O Globo”.