Luanda volta a ser a cidade mais cara do mundo

0
116
Luanda volta a ser a cidade mais cara do mundo

Luanda, a capital de Angola, voltou a ser a cidade mais cara do mundo, de acordo com o estudo da empresa norte-americana de consultoria Mercer, divulgado na página electrónica da empresa.

 A capital de Angola tinha sido ultrapassada no estudo divulgado em 2012 por Tóquio, cidade que este ano caiu dois lugares para a terceira posição.

A capital da Rússia, Moscovo, é a segunda mais cara, de acordo com o estudo que analisa o custo de mais de 200 produtos e serviços, incluindo habitação, transporte, alimentação, vestuário, equipamento doméstico e entretenimento.

 Seguem-se Tóquio, Ndjamena (Chade), Singapura e Hong Kong e três cidades da Suíça – Genebra, Zurique e Berna – e Sidney (Austrália) preenchem os 10 primeiros lugares.

 O estudo abrange 214 cida-des em cinco continentes e compara-as com os preços praticados em Nova Iorque (EUA).

 A análise feita pela Mercer é particularmente dirigida às empresas que enviam os seus trabalhadores para o estrangeiro e suportam as despesas, como forma de compensação.

O alojamento é geralmente a factura mais elevada e nesse domínio Luanda fura a escala: para arrendar um apartamento de luxo com dois quartos, sem mobília, paga-se por mês 6500 dólares contra 2551 dólares no caso de Sidney, por exemplo.