Luanda acolhe 28ª Assembleia-geral da UCCLA para debater turismo nos países membros

0
149
UCCLA

UCCLAA União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) realizou em Luanda a sua 28ª Assembleia-geral, na qual o tema central foi o turismo internacional nos países membros.

 No encontro foram ainda assinados acordos de cooperação que têm por objectivo melhorar a exploração das atrações turísticas de cada país.
De acordo com o programa, o ministro angolano da Administração do Território, Bornito de Sousa, presidiu à abertura da reunião, que contou com a presença de delegações de Portugal, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Macau e São Tomé.

 Após a abertura da assembleia-geral, foi inaugurada a “feira sobre Turismo”, onde estiveram expostos livros, discos, instrumentos musicais tradicionais, peças de artesanato angolanas. Tudo para “mostrar as potencialidades culturais” do país.

 No decurso do encontro foram debatidos vários temas. O inicial foi “A Evolução do Turismo em África”, apresentado pelo ministro do Turismo de Moçambique, Fernando Sumbana.
 “A Evolução dos Mercados de Turismo a Nível Mundial”, “O Turismo de Negócios – Potenciador doutras modalidades de turismo, o caso de Angola”, foram outros dos assuntos debatidos no primeiro dia.

 No segundo e último dia (terça-feira), o período da manhã foi reservado a cada país participante que fez uma breve exposição sobre “A Experiência das cidades da UCCLA no Desenvolvimento do Turismo”.
 Antes da cerimónia de encerramento, Angola, que assumirá a presidência da UCCLA no período 2011-2013, apresentou o seu Plano Director do Turismo.

 A sessão de encerramento contou com as intervenções do secretário-geral da UCCLA, Miguel Anacoreta Correia, do governador da cidade de Luanda, José Maria Ferraz dos Santos e do ministro da Hotelaria e Turismo de Angola, Pedro Mutinde.

Portugal participou no encontro com uma delegação que integrou o vereador António José Sousa Matos da Câmara Municipal de Almada, o presidente João Paulo Barbosa de Melo, da Câmara Municipal de Coimbra e a vereadora Francisca Abreu da Câmara Municipal de Guimarães.
 Integraram ainda a delegação portuguesa, os presidentes das Câmara Municipal de Lisboa, António Costa Abreu, de Oeiras, Isaltino de Morais e de Odivelas, Mário Máximo.

A UCCLA foi criada a 25 de Junho de 1985 e trata-se de uma associação intermunicipal de natureza internacional, que tem como objectivo fomentar a aproximação e a co-operação dos munícipes das cidades suas associadas, através do intercâmbio cultural, científico e tecnológico.