Lisboa candidata-se a Capital Mundial do Livro

0
60
Lisboa

Lisboa A cidade de Lisboa é candidata a Capital Mundial do Livro da UNESCO para 2013, afirmou em Paris o embaixador português junto daquela organização.

 “O desafio da candidatura de Lisboa foi assumido após a ideia ter sido bem acolhida pela Câmara Muncipal de Lisboa (CML) e pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL)”, declarou Manuel Maria Carrilho, embaixador português junto da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.
 O ex-ministro da Cultura acrescentou que a candidatura de Lisboa a Capital Mundial do Livro ficou definida após encontros recentes com António Costa, presidente da CML, e Teixeira Pinto, que lidera actualmente a APEL.

 A candidatura prevê a elaboração de um programa extenso de actividades para o ano de 2013, associadas à promoção do livro e da leitura.
 A iniciativa de uma Capital Mundial do Livro foi lançada pela UNESCO em 2001, com Madrid, tendo a organização decidido que as cidades se-guintes seriam Alexandria (Egipto) e Nova Deli (Índia).

 Desde então, e por um processo internacional de candidaturas, foram escolhidas Antuérpia (Bélgica), Montreal (Canadá), Turim (Itália), Bogo-tá (Colômbia), Amesterdão (Holanda), Beirute (Líbano), Ljubljana (Eslovénia) e Bue-nos Aires (Argentina).