Liga Dos Campeões: Benfica e FC Porto arrancam com jogos em casa enquanto o Sporting visita Ronaldo

0
49
Liga Dos Campeões: Benfica e FC Porto arrancam com jogos em casa enquanto o Sporting visita Ronaldo

Benfica e FC Porto arrancam em casa e estão ‘obrigados’ a ganhar no arranque da fase de Grupos da Liga dos Campeões em futebol, enquanto o Sporting visita o campeão Real Madrid, de Cristiano Ronaldo.

  No regresso da principal competição europeia de clubes, as ‘águias’, que na época passada só ‘tombaram’ nos quartos de final, recebem o Besiktas, de Ricardo Quaresma, Talisca e Aboubakar, e os ‘dragões’ são anfitriões do mais modesto FC Copenhaga.

  Por seu lado, o Sporting tem uma perigosa deslocação ao reduto de um dos ‘gigantes’ da Europa, o detentor do troféu, Real Madrid, adversário frente ao qual existe sempre o perigo de sofrer uma derrota pesada, daquelas que deixam marca.

  O primeiro a entrar em acção é o Benfica, que recebe amanhã, terça-feira, o campeão da Turquia, na ressaca do triunfo por 2-1 em Arouca, onde não teve pontas de lança, face às lesões de Jonas, Mitroglou, Raul Jiménez e Jovic.

  Sem nenhum dos quatro avançados, o treinador Rui Vitória improvisou, com Gonçalo Guedes e o estreante Rafa na frente, e a equipa correspondeu, sendo para já uma incógnita quais os elementos com que contará para a ‘Champions’.

   Independentemente das baixas, o Benfica é favorito ao triunfo, obrigatório para começar a abrir as portas dos ‘oitavos’, de uma segunda presença consecutiva na fase a eliminar.

  No caso de ‘tropeçar’, a equipa ‘encarnada’ começaria a complicar desde cedo as suas contas, num Grupo B em que os italianos do Nápoles, que repartem o favoritismo com os ‘encarnados’, jogam no reduto do Dinamo de Kiev.

  Quarta-feira, o FC Porto joga numa situação idêntica à do Benfica, já que, como o jogo teoricamente mais fácil pela frente, tem a obrigação de somar os três pontos, de forma a começar a ‘emendar’ o falhanço da temporada transacta.

  Os ‘dragões’ chegam motivados, depois do triunfo caseiro por 3-0 sobre o Vitória de Guimarães, no qual o treinador Nuno Espírito Santo surpreendeu, ao apostar em dois pontas de lança (André Silva e Depoitre), algo ‘nunca’ visto no Dragão.

  Face aos dinamarqueses, e pelo que  a equipa produziu perante os vimaranenses, é possível que o ex-técnico do Valência mantenha a ‘receita’.

  No outro encontro do Grupo G, o Leicester, que tem tido um início de época complicado na defesa de um título inglês que não parecia possível conquistar, estreia-se na ‘Champions’, defrontando o Club Brugge, na Bélgica.

  Se Benfica e FC Porto defrontam oponentes ‘sem’ história, o Sporting vai medir forçar com aquele que é ‘apenas’ o clube mais titulado da história da principal prova europeia, com 11 troféus, dois dos quais arrebatados nas últimas três épocas.

  No Santiago Bernabéu, o treinador Jorge Jesus vai tentar, certamente, ‘enganar’ os ‘merengues’, mas a tarefa parece uma verdadeira ‘missão impossível’, face a um conjunto que começou a época muito forte e já lidera isolado a Liga espanhola.

  Os ‘leões’ também ‘mandam’ sozinhos em Portugal, com o pleno de 12 pontos em quatro jornadas, depois do 3-0 ao Moreirense, mas, em Madrid, esperam-no muitas dificuldades, mais ainda porque Cristiano Ronaldo, o melhor produto das escolas dos ‘leões’, está de volta ao activo.

O melhor marcador da história da Selecção Nacional, do Real Madrid, das taças europeias e da Liga dos Campeões marcou no 5-2 ao Osasuna e já avisou que, apesar do que sente pelo Sporting, quer ganhar quarta-feira, de preferência, como sempre, marcando.

  No Grupo F, joga-se também em Varsóvia, onde o Borussia Dortmund vai tentar demonstrar, face ao Legia, que é mesmo o grande candidato aos ‘oitavos’, juntamente com os ‘merengues’.