Lar de Idosos Rainha Santa Isabel em Joanesburgo atento à covid-19 adoptou medidas de prevenção

0
408

No início deste ano de 2020, o Lar de Idosos Rainha Santa Isabel, da Sociedade Portuguesa de Beneficência, em Joanesburgo, foi, como o resto do Mundo, surpreendido pela pandemia de covid-19. Logo que tomou conhecimento do que se estava a passar nos países europeus como Itália, Espanha, entre outros, os Conselhos de Jurados e Executivo reuniram-se para tomar decisões sobre as medidas a adoptar, visando evitar a pandemia no Lar.

  Foram de imediato contactadas as famílias dos residentes e informadas que a partir dessa altura, seriam suspensas visitas aos familiares e caso quisessem mandar lembranças aos pais ou avós, estas teriam de ser entregues no escritório, para serem desinfectadas, antes de entregues aos destinatários.

  Converteu-se o Salão Nobre do Lar em alojamento para o pessoal que se disponibilizou a permanecer na instituição sem que tivesse que se deslocar para as suas residências diariamente, já que isso seria um dos factores para a transmissão do vírus aos residentes.

  Nem todos puderam beneficiar desta medida devido às suas responsabilidades familiares, mas muitos acataram ao pedido, permanecendo no Lar durante o período dos seus respectivos turnos.

 

* EQUIPAMENTO DE PROTECÇÃO

 

  Comprou-se todo o equipamento de protecção que passou a ser exigido para que a equipa de enfermagem e residentes pudessem permanecer protegidos do contágio do vírus.

  “Nessa altura não isolamos por completo o contacto entre os residentes, que continuaram a tomar as suas refeições na sala de jantar. Informámo-lhes o máximo possível das medidas de protecção a ter em conta, distanciamento social entre uns e outros, como por exemplo manterem-se a 1.5 metros de distância, lavarem frequentemente as mãos, etc., enfim tudo o que nos foi indicado como sendo imprescindível para evitar que o vírus se propagasse”, disse uma responsável do Lar ao Século de Joanesburgo.

  O objectivo era manter o Lar livre de vírus. Mas, no mês de Julho, infelizmente, dois dos residentes, que se encontravam enfermos, contrairam-no. Desde essa ocasião, foi decidida  a utilização da área de cuidados intermédios para possíveis casos de covide-19 que pudessem acontecer. 

  “De imediato desinfectamos o Lar por completo.

Tomamos também a decisão de isolar os residentes por completo, eliminando assim o contacto uns com os outros. Distribuímos equipamento de protecção adequado a todo o pessoal de enfermagem. Preparamos a existente biblioteca do Lar para ser utilizada como enfermaria no caso de ser necessário”, sublinhou a interlocutora.

 

* TESTES AOS RESIDENTES E PESSOAL DO LAR

 

  De salientar que todos os residentes e pessoal do Lar foram submetidos ao teste do covid-19 por intermédio de uma equipa de laboratório que lá se deslocou e assim evitar que os residentes se tivesse que sair o fazer.

  “Recebemos alguns resultados positivos de re-sidentes, o que nos assustou bastante, mas com a graça de Deus e com a dedicação do pessoal que os cuida, podemos dizer que hoje todos os casos estão recuperados”, sublinhou.

  O Lar Santa Isabel recebeu também uma visita do vice-presidente da organização Gift of the Givers, Ahmed Bham, aproveitando esta oportunidade para se certificar que estava a cumprir com os requisitos necessários para lidar com a covid-19.

  Igualmente teve a visita do Departamento de Saúde da África do Sul que foi inspeccionar e garantir que estava a cumprir com as medidas adequadas face à covid-19.

  “Temos o gosto em informar que passamos as duas inspecções e que o nosso trabalho foi elogiado por ambas instituições”, notou a responsábel do Lar.

  Os membros de Jurados e do Executivo estendem uma palavra de apreço e gratidão ao colega da equipa, Dominic Pais, que com os seus conhecimentos tem conduzido um bom trabalho nesta luta contra a pandemia. Um apreço e agradecimento a todos os membros da nossa comunidade que incansavelmente têm apoiado o Lar durante esta etapa tão intensa que todos a atraVessar.

 

* SPB AGRADECE O APOIO

 

Os Membros de Jurados, assim como do Con-selho Executivo do Lar Santa Isabel aproveitam esta oportunidade para agradecer aos familiares dos residentes e também aos membros da comunidade, que tão generosamente têm contribuído durante este período de quarentena provocado pelo covid-19.

  Todos os donativos recebidos desde equipamento de protecção, consumíveis, produtos de desinfecção, dinheiro, vitaminas, etc., têm sido utilizados e em muito ajudaram o pessoal e residentes.

  Deus os abençoe a todos pela compaixão que têm demonstrado. Se por acaso gostasse de ajudar o Lar Santa Isabel neste momento difícil, aqui estão os detalhes bancários:

Mercantile Bank

Branch Code 450205

Nome da Conta – Portuguese Welfare Society

Número de Conta – 1050506227