Lar de Idosos em Benoni vai ampliar instalações

0
85
Câmara Municipal de Benoni

Câmara Municipal de Benoni A Câmara Municipal de Benoni vai decidir em breve sobre as plantas de ampliação do Lar de Idosos Portugueses em Brentwood Park.

 Contactada pela Reportagem do “Século de Joanesburgo”, a directora do Lar, Irmã Ana Maria Quintão Vicente, da Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras, referiu que “o complexo geriátrico tem presentemente 16 quartos individuais, cada um com a sua casa de banho privativa, bem como a enfermaria dotada de 3 camas. As irmãs residentes ocupam 5 quartos e existe mais um quarto de casal para as visitas”.

 Assim o Lar que está situado num terreno com  a área de 40.470 m2, irá ter obras de construção de mais 10 quartos individuais com casas de banho privativas e ainda duas residências familiares, que possibilitará, no total,  acolher mais de 30 pessoas de terceira idade.
 Actualmente o Lar de Idosos Portugueses em Brentwood Park é gerido por uma Comissão constituída por Margarida Vieira (presidente), Sérgio de Oliveira (vice-presidente), Odete Amaral (secretária), Isabel de Oliveira (tesoureira),  e os vogais Padre Carlos Gabriel, as Irmãs Franciscanas Ana Maria Quintão Vicente, Maria Madalena da Silva e Albina Gomes de Oliveira; Rui Celestino, Emanuel Gouveia, Conceição Helena, Angelina Longueira, Augusta Jardim, Celeste Duarte, António Duarte e Maria de Lourdes Swanepoel.

  A Comissão Gestora tem reuniões regulares, cujas minutas são registadas em acta, convidando-se o público em geral a consultá-las e, para qualquer esclarecimento pontual, agradece-se contactar a directora do Lar, Irmã Ana Maria Vicente, telemóvel 083 657 9310.
 Regista-se que esta instiuição tem sido acarinhada desde a sua fundação pela Comunidade Portuguesa da África do Sul, que é maioritariamente católica. A primeira festa de angariação de fundos foi promovida a 22 de Setembro de 1996, tendo rendido 26.887 randes. Anualmente são efectuados jantares-dançantes de solidariedade no Salão Paroquial da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Brentwood Park, Benoni.

 Assinala-se que a generosidade das famílias portuguesas se reflecte nos donativos, entre outros, da Liga da Mulher Portuguesa, Academia-Mãe do Bacalhau de Joanesburgo, Red Skins Golf, Academia da Ferrugem bem como a colaboração de conjuntos musicais e artistas.
 “O donativo do Governo Português está depositado na banca, bem como ou-tras contribuições do público, dinheiros que vão financiar as obras de ampliação do Lar ”- disse a di rectora Irmã Ana Maria.