Kaizer Chiefs novos Campeões da Primeira Liga sul-africana

0
60
Kaizer Chiefs novos Campeões da Primeira Liga sul-africana

Os Campeões sul africanos  da presente temporada, o Kaizer Chiefs, da Primeira Liga Absa, na sua derradeira jornada foram derrotados  por 1-0 pela Universidade de Pretória, no Estádio Mbombela na tarde de sábado.

 Com o Amakhosi a ter garantido o título ao meio da sema-na, mercê ao 1-1, frente à equipa do SuperSport United, era quase inevitável, que iria existir uma queda de produção e na intensidade de  jogo, e o AmaTuks aproveitou para reivindicar uma vitória limitada, graças ao golo solitário de  de Thabo Mosadi  que garantiu um lugar entre os oito primeiros da Liga à turma universitária.

 Kingston Nkhatha teve três oportunidades claras dos 21 minutos à meia hora da partida para Chiefs, marcarem e tomarem a liderança, mas  os seus dois primeiros remates, viu o guarda-redes Washington Arubi, a negar o golo com duas defesas aparatosas. O terceiro remate saíu muito torto ao lado do alvo.

 Os adeptos dos Chiefs vaiaram o corpulento jogador do Zimbabwe, pedindo para ele ser substituído, mas o capitão Itumeleng Khune foi capaz de acalmar a multidão. E tudo voltou ao normal.

 Aos 39 minutos Nkhatha  proporcionou uma boa assistência a Siyabonga Nkosi , mas o médio, rematou e viu a bola a entrar. O golo foi anulado, pois estava fora de jogo. Dois minutos mais tarde foi a vez dos Tuks num pontapé de canto, com Mpho Maruping  a finalisar de cabeça mas fora do alvo.

A equipa da Universidade dos Tuks raramente ameaçou no primeiro tempo.

 Os estudantes, na segunda parte, regressaram mais frescos do intervalo e aos 60 minutos abriram o marcador através do substituto Thabo Mosadi. Ngoma  ata correu rápido, bateu a defensiva e passou para Mosadi que marcou o golo de um ângulo apertado.

 Aos 74 minutos Aubrey Ngoma poderia ter colocado a equipa Universidade, a liderar por dois golos.  Correu, levou a melhor sobre a defensiva do Amakhosi, mas Khune  saíu da baliza rapidamente e fez  um bloqueio corajoso.

 O guarda-redes voltou a brilhar com outra grande defesa aos 80 minutos impedindo que Ayanda Lubelo concre-tizasse.

 Siphiwe Tshabalala saiu lesionado no final do jogo. Uma preocupação para a equipa dos Chiefs, tendo em conta a sua participação na final da Taça Nedbank no  próximo fim de semana. O seu substituto Kaizer Motaung Jnr quase que marcou o seu golo do empate, na sua primeira jogada, mas o guarda-redes Arubi salvou a situação.

Swallows perde o lugar nos “top-eight” da Liga

 O Moroka Swallows e o Bloemfontein Celtic defrontaram-se e a partida terminou num empate a 1-1, que não satisfaz os Swallows, pois perderam a oitava posição e terminou na metade inferior da tabela da Primeira Liga.

 Malajila nega aos Pirates o máximo de pontos

 Um golo de Malajila deu à equipa do Maritzburg uma vitória por 3-2 sobre o Orlando Pirates que  passou a ocupar a terceira posição. O Patinum Stars é o segundo na Liga.