José Marcos Barrica é o novo embaixador de Angola em Portugal

0
81
Diplomata José Marcos Barrica

Diplomata José Marcos BarricaO diplomata José Marcos Barrica será o novo embaixador de Angola em Portugal, segundo um decreto do Presidente José Eduardo dos Santos, publicado sábado, em que nomeia outros titulares para legações diplomáticas, e remodela parcialmente o Governo.

José Marcos Barrica sucede a Assunção Afonso Sousa dos Anjos, que em Setembro foi nomeado ministro das Relações Exteriores. Segundo o decreto, o Presidente exonera Diekumpuna Sita José e Amadeu de Jesus Castelhano Maurício, este último a seu pedido, dos cargos de ministro do Urbanismo e Habitação e de governador do Banco Nacional de Angola, respectivamente.

Os dois titulares são substituídos nos respectivos cargos por José dos Santos da Silva Ferreira, até agora viceministro do Urbanismo e Habitação, que passará a titular da pasta, e por Abraão Pio do Amaral Gourgel que ocupava o cargo de vice-ministro da Indústria será o novo governador do Banco de Angola.

O até agora embaixador de Luanda no Gabão, Emílio José de Carvalho Guerra, será transferido para a República Democrática do Congo, sendo rendido na legação diplomática em Libreville, por Evaristo Domingos Kimba que acumula a representação diplomática em São Tomé e Príncipe. O Presidente angolano exonerou ainda Almerindo Jaka Jamba, embaixador de Angola jun o da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) e nomeou Victor Manuel da Fonseca Lima embaixador em Espanha.