José Eduardo dos Santos remodela Governo, Forças Armadas e Banco Nacional

0
53
José Eduardo dos Santos

José Eduardo dos SantosO Presidente angolano procedeu a uma mini remodela-ção do governo, mexeu na chefia das Forças Armadas, que têm agora como chefe de Estado Maior Sachipengo Nunda, antigo general da UNITA, e ainda no Banco Nacional de Angola (BNA).

José Eduardo dos Santos, divulgou na noite de segunda-feira um conjunto de decretos onde, para além da substituição de Francisco Furtado no cargo de Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas (CEMGFA) por Geraldo Sachipengo Nunda, nomeou para o cargo de ministro do Interior, vago desde há uma semana, Sebastião José António Martins, que vem dos serviços de segurança do Es-tado.
 Nestas mexidas, que já eram esperadas em Luanda, José Eduardo dos Santos exonerou ainda Manuel Nunes Júnior do cargo de ministro de Estado e da Coordenação Económica, extinguiu este ministério e criou o da Economia, que passa a ser ocupado por Abraão Gourgel, que deixa agora de ser governador do BNA.

 O BNA passa a ser dirigido por José de Lima Massano.
 No mesmo conjunto de alterações, o Chefe de Estado an-golano procedeu ainda a mexidas secundárias, onde Job Graça passa a ocupar o cargo de vice-ministro do Planeamento para a área macroeconómica e o general Barros Nguto é o novo vice-CEMGFA.
Com a substituição de Ma-nuel Nunes Júnior, a área económica da comissão permanente do Conselho de Mi-nistros passa a ser dirigida, em delegação de poderes, por Carlos Feijó, actual mi-nistro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República.