José Contente apresenta a nova Direcção da Academia do Bacalhau de Joanesburgo

0
52
José Contente apresenta a nova Direcção da Academia do Bacalhau de Joanesburgo

“É fácil presidir à Academia do Bacalhau quando todos os compadres se mostram disponíveis para colaborar” – palavras do novo presidente da tertúlia, José Manuel Contente, no convívio semanal da passada quinta-feira, ao anunciar que todos os compadres da anterior Direcção tinham aceite o convite para integrar o novo executivo, incluindo o presidente cessante.

 Com uma ligeira redistribuição de funções, a Direcção presidida por José Contente, composta por 17 elementos, passa a ter três vice-presidentes: Pedro Silva, Paulo Mariano e Ivo de Sousa.

 Ivo de Sousa foi o primeiro a entrar em funções, pois naquele mesmo dia representou a Academia-Mãe no primeiro almoço da Academia do Bacalhau de Pretória sob a presidência do seu novo líder, Tony Oliveira.

 A Tesouraria da Academia de Joanesburgo continua confiada aos compadres honorários Victor Salazar e Vasco de Abreu.

 Os compadres José Vieira Pereira e João Carreira ficam responsáveis pelo Secretariado, cuja reactivação se encontra na agenda do novo executivo.

 A área dos eventos de golfe, na qual se centra a principal fonte de receitas da Academia do Bacalhau com a realização do Tor-neio Anual desta modalidade desportiva, tem uma equipa composta pelos compadres Fernando Vale, Miguel Moreira, José Luís Rodrigues e Rui Afonso.

 As Páginas Sociais, a que estão ligados os sectores da Informação, Portal Informático (Web Page) e Facebook, terão como coordenadores os compadres Miguel Coelho e Rui Policarpo.

 Completam a Direcção os compadres José Manuel Sampaio, Luís Ferreira e Jorge Araújo, continuando Rui Roxo como carrasco-mor.

 De salientar que o presidente cessante, José Manuel Sampaio, ocupa nesta Direcção um lugar equivalente ao de “ministro de Estado”, com as tarefas de acompanhar as actividades da Academia Jovem, da qual foi o impulsionador, dar apoio à parceria com a equipa do Luso-Ci-clismo, e participar nas reuniões preparativas dos grandes eventos, como o Congresso Regional em Pretória, a abertura da Academia de Nelspruit e o Congresso Mundial das Academias em Durban.

No almoço de quinta-feira, realizado no Restaurante Adega, em Bedfordview, José Contente traçou as linhas gerais do trabalho a desenvolver durante o seu mandato, tendo salientado que, não sendo possível fazer melhor do que o seu antecessor, já ficaria satisfeito se conseguisse alcançar os mesmos resultados.

 No seu improviso, o novo presidente da Academia reafirmou o total empenho da sua Direcção em dar apoio à Sociedade Portuguesa de Beneficência e ao seu Lar de Idosos Rainha Santa Isabel, mantendo as melhores relações com a SPB e encaminhando para aquela instituição de solidariedade social o maior volume possível das verbas angariadas, já que estão para breve obras importantes na Enfermaria do Lar.

 Por seu turno, Vasco de Abreu recordou que 2014 foi um ano histórico para a Academia do Bacalhau de Joanesburgo, com um volume recorde de receitas (a atingir cerca de 1,2 milhões de randes) e também com um valor recorde de verbas distribuidas por instituições de caridade, a par de transitar da anterior para a nova Direcção um saldo bancário de 274.000 randes.

 Depois desta intervenção, José Contente anunciou a primeira doação recebida pela nova Direcção. O donativo veio do vice-presidente Paulo Mariano, que entregou um cheque no valor de 4.000 randes.

 De salientar que, com o gavião de penacho com que foi dado início a mais este almoço de convívio da Academia do Bacalhau de Joanesburgo, se cum-priu um minuto de silêncio em memória de Gracinda Gonçalves da Costa, mãe do compadre Jorge Costa do Grupo Improvon, de Flávio Mariano, que faleceu em Portugal e era tio do vice-presidente Paulo Mariano tendo recebido o Diploma de Compadre em Joanesburgo durante a presidência de Rudy Gallego, do compadre George d’Almeida, da Academia do Bacalhau de Maputo.

 

* CALENDÁRIO DE  EVENTOS DA  ACADEMIA DO

BACALHAU DE JOANESBURGO PARA 2015

 

 É o seguinte o calendário de eventos da Academia do Bacalhau de Joanesburgo até ao fim do ano de 2015:

 

 * 22/23 de Maio – Congresso Regional das Academias de África em Pretória.

* 20 de Junho – Jantar de aniversário da Academia-Mãe, Wanderers Club, em Joanesburgo.

* 23/26 de Setembro – Etapa de Ciclismo de Solidariedade Social Joanesburgo-Maputo, promovida pelo LusoCiclismo com o apoio da Academia do Bacalhau.

* 8 de Outubro – Torneio Anual de Golfe da Academia do Bacalhau, no Glendower Golf Course.

* 18 de Outubro – Prova de Ciclismo “Amashova Cycle Race”, integrada no programa do Congresso Mundial das Academias do Bacalhau.

* 24 de Outubro – Oficialização da abertura da Academia do Bacalhau de Nelspruit.

* 29 de Outubro – Torneio de Golfe, em Durban, integrado no  Congresso Mundial das Academias do Bacalhau.

 * 30/31 de Outubro – Congresso Mundial das Academias do Bacalhau, que tem como anfitriã a Academia do Bacalhau de Durban.

* 19/22 de Novembro – Festa do Magusto no Lar da Sociedade Portuguesa de Beneficência, em Joanesburgo.