Jornalistas brasileiros homenageados na Sociedade Portuguesa de Beneficência

0
48
Jornalistas brasileiros

Jornalistas brasileiros O almoço de quinta-feira da Academia do Bacalhau de Joanesburgo realizou-se no Salão Nobre do Lar Rainha Santa Isabel da Sociedade Portuguesa de Beneficência e teve como objectivo homenagear um grupo de jornalistas brasileiros do Nordeste que se encontravam na África do Sul para cobrir os acontecimentos do Mundial de Futebol. Foi anfitrião e pagou o almoço, que reuniu mais de 70 compadres e convidados, o vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Beneficência, Jorge de Freitas.

 O convívio contou com a presença do adido social do Consulado de Portugal em Joanesburgo, dr. Gonçalo Capitão, Prof. André Thomas-hausen, professor de Direito Internacional na Universidade da Unisa, o empresário José Mateus de Castro, o vereador Barry Friedman, com o pelouro do Desenvolvimento Económico Local e Turismo da Câmara Municipal de Mogale City, Margarida Pereira da Silva, Miss West Rand, e o Prof. Carlos José Magalhães de Melo, líder do grupo de jornalistas brasileiros e antigo presidente do Clube Rotário de Pernambuco.

 O presidente da Academia do Bacalhau, Rudy Gallego, liderou o convívio e deu a oportunidade de intervenção a numerosos oradores, tendo todos eles enaltecido as boas relações luso-brasileiras e amizade consolidada entre os dois povos irmãos, fruto de uma história comum.
 Os jornalistas brasileiros, muitos dos quais efectuavam a primeira digressão fora das fronteiras nacionais, agradeceram o bom acolhimento da comunidade e salientaram que a amizade luso-brasileira, que apenas conheciam dos livros, é efectivamente uma realidade que vieram a testemu-nhar no terreno. Também referiram que passarão a ser grandes defensores da realidade sul-africana no Brasil que, conforme disseram, em nada corresponde às imagens negativas que a comunicação social passa deste País no Brasil.

 O convívio de quinta-feira com os jornalistas brasileiros, a que se associou a Academia do Bacalhau de Joanesburgo, seguiu-se a um anterior, realizado durante o almoço de domingo, nas instalações  da As-sociação Comercial Madeirense de Gauteng/Wednesday Boys, que foi oferecido pelo comendador Bernardino Faria, presidente da Sociedade Portuguesa de Beneficência da África do Sul.