João Carlos Meixieira há 22 anos a criar grafismo com a Jotta Graphic Designs

0
119
João Carlos Meixieira há 22 anos a criar grafismo com a Jotta Graphic Designs com gabinete e estúdios em Edenvale

João Carlos Meixieira nasceu em Lourenço Marques (hoje Maputo) em 1972, filho de Carlos Luis e Cristina Meixieira. Seus pais tiveram que abandonar Moçambique em 1975, pela instabilidade que existia na altura, tendo emigrado com seu filho João Carlos, então apenas com 3 anos de idade, para a cidade de Joanesburgo, na África do Sul.

 Todo o emigrante traz consigo um manancial de valores culturais e vivenciais hereditários e adquiridos, que tenta aplicar na terra ou país de acolhimento em que se fixa. Com eles vêm ainda as capacidades profissionais, consoante os cursos das escolas frequentadas na terra de origem, como a serralharia, metalo-mecânica, carpintaria, cerâmica, artes visuais, engenharia, contabilidade, agronomia e outros em que os nossos compatriotas evidenciam habilidade inesgotável, dina-mizando os mais diversos sectores da actividade económica dos países de acolhimento, lançando indústrias e abrindo estabelecimentos comerciais com o maior arrojo empresarial, criando empregos, transferindo tecnologia, gerando estabilidade social e melhorando as relações hu-manas entre os diversos extractos sociais e culturas.

 Esta sintética introdução serve para ilustrar o inestimável contributo que a família Mei-xieira tem dado à África do Sul, país que a acolheu há quase quarenta anos.

 

* Quem é João Carlos Meixieira

 

 João Carlos Meixieira é filho do artista plástico e de artes visuais, moçambicano, Carlos Luis de Castro Meixieira, que ao radicar-se em Joanesburgo ganhou fama de imediato pelos seus trabalhos, que ainda hoje se podem vêr em toda a África do Sul.

 Como filho de peixe sabe nadar, João Carlos Meixieira herdou dele o talento e o pouco tempo em que trabalhou no estúdio do seu pai, ganhou experiência e o amor pela Arte de Design.

 Com a ajuda e o sacrifício de sua mãe Maria Cristina, estudou na escola primária de Kensington Ridge, acabou o ensino secundário no John O’ors, tendo em seguida ingressado no curso universitário “AAA College of Design” em Rosebank, onde no primeiro ano lectivo conheceu a  Tanya Técia Nunes, que é hoje a sua mulher, mãe de dois lindos rapazes, Luciano com 13  e Lourenzo com 10 anos de idade que, com orgulho, o pai diz-nos, ao lado de sua mulher: “Os nossos filhos jogam futebol no Black Aces, tocam viola e são em geral bons desportistas. São ambos fãs do Messi e do Barcelona, tal como o pai.”

João Carlos Meixieira em 1992, vai fazer 22 anos no dia 26 do próximo mês de  Agosto, inaugurou a sua empresa “Jotta Graphic Design Signage”, em Edenvale, e recorda-se que um dos seus primeiros clientes. que lhe deu o motor de arranque, foi Tony Ribeiro proprietário da Shoe City, que se encontra actualmente a viver na Austrália.

 Hoje, a Jotta Graphic Design Signage emprega cerca de cinquenta técnicos e operá-rios, quatro graphic designers qualificados, satisfazendo as encomendas de centenas de clientes, tanto a nível nacional, como internacional.

 A presidente do Grupo Século,  Paula Caetano, amiga de João Carlos Meixieira há longa data, encomendou a execução de dois painéis com  fotografias e enquadramento arquitectónico à Jotta Graphic Design Signage, que foram descerrados no passado dia 19 de Maio na área de entrada das instalações do Século, homenageando as memórias e o legado do Comendador António Braz, o homem, o empresário e o fundador do jornal O Século de Joanesburgo, e o Comendador Horá-cio Silva Roque, o homem, o empresário e o empreendedor, que foi proprietário do Grupo e presidente do seu Conselho de Administração.

 João Carlos Meixieira, ho-mem feliz no seu ambiente familiar e profissional, declarou ao nosso repórter, com a sua enorme modéstia, que foi uma honra muito grande ter feito as placas com as fotografias de dois grandes homens, que viveram na África do Sul e que serão sempre lembrados pelas suas iniciativas empresariais.