Joanesburgo acolhe este mês a Cimeira do BRICS

0
83

A África do Sul vai assumir em Julho a presidência anual do grupo BRICS, que integra as cinco principais economias emergentes do Mundo.

 A 10ª Cimeira de Chefes de Estado, agendada de 25 a 27 de Julho na cidade de Joanesburgo, tem como lema “BRICS em África: Colaboração para o crescimento inclusivo e a prosperidade partilhada na quarta revolução industrial”, anunciou o grupo.

 A cimeira realiza-se anualmente para discutir as áreas políticas e sócio-económicas em que os Estados membros identificaram diversas oportunidades de negócio, complementaridades económicas e áreas de cooperação.

 A presidência dos BRICS é de carácter rotatativo e por um mandato de 12 meses de acordo com o acrónimo B-R-I-C-S. Além da cimeira de Chefes de Estado, a cooperação entre os seus Estados membros expandiu-se desde a sua fundação para integrar um programa anual de mais de uma centena de reuniões sectoriais.

 Os chefes de diplomacia dos cinco países – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, reiteraram recentemente, em Pretória, numa reunião de preparação da cimeira, o compromisso de “implementar os resultados e consensos alcançados nas anteriores cimeiras do grupo, bem como a intenção de estender a sua cooperação a outros países em vias de desenvolvimento”