Jilda Afonso Gildenhuys distinguida com o maior prémio de fotografia da África Austral

0
62
Jilda Afonso Gildenhuys distinguida

Jilda Afonso Gildenhuys distinguidaFotógrafos profissionais da África Austral – região que engloba a África do Sul, Lesotho, Botswana, Moçambique, Namíbia, Suazilândia e Zimbabwé foram convidados pela PPSA/Fotógrafos Profissionais da África do Sul a enviar uma foto ou um portfolio de quatro fotos para o certame “Profoto Awards-2009”, competição patrocinada por Sony, onde os participantes premiados são distinguidos pela excelência das imagens submetidas a concurso ou, ainda, pela contribuição que tenham dado à fotografia profissional.

Este ano participaram mais de 4.000 entradas, tornando este certame o mais prestigioso e a competição mais influente, de fotografia, no continente africano. Jilda Afonso Geldenhuys, luso-descendente natural de Woodstock, Cidade do Cabo, filha dos portugueses João e Jilda Afonso, naturais, rspectivamente do Funchal, Ilha da Madeira, e da Cidade do Cabo, África do Sul, concorreu com um portfolio de quatro fotos na categoria de “Fotografia de Casamentos”, que reproduzimos nesta página. Viria a ser considerada pelo Juri como vencedora na sua categoria e foi convidada a assistir à gala de entrega dos troféus no Wanderers Club, em Ilovo, Sandton, Joanesburgo, a 19 de Março.

 

A gala teve a presença de alguns dos mais consagrados profissionais de fotografia da África do Sul bem como de outras destacadas personalidades na indústria. Em conformidade com declarações do presidente do PPSA, Pieter de Ras, “a classificação das fotografias concorrentes foi um sucesso e apenas os melhores conseguiram atingir o topo”. Jilda viajou de avião do Cabo para Joanesburgo, tendo na cerimónia de entrega de prémios sido distinguida com um Diploma de Prata, o qual foi o mais alto prémio na categoria de “Portfolio de Fotografia de Casamentos”, já que não foi atribuído o Certificado de Ouro. Regista-se que foi também entregue um segundo Diploma de Prata a Jean Pierre Uys, um dos mais destacados fotógrafos da Cidade do Cabo.

Contactada pelo correspondente do “Século” no Cabo, a nossa compatriota mostrou-se radiante pela distinção que lhe foi atribuída: “Foi a primeira vez que concorri e não esperava receber o maior prémio de fotografia da África Austral!”. Jilda Afonso Geldenhuys, de 35 anos de idade, pode ser contactada pelo site www.jildagphotografy.co.za ou pelo cel 082 592 6750. Estudou no Saint Agnes Convent e na High School for Girls Sans Souci. Dedica-se à fotografia profissional há 8 anos e estudou Fotografia no regime de “part time” no Cape Town Technikon. Solicitada a pronunciar-se sobre o que sentiu ao receber o prémio, respondeu sim lesmente: “muito excitada e, também, orgulhosa pelo reconhecimento pela criatividade e profissionalismo do meu trabalho, que, para mim, se tornou numa verdadeira paixão”.

AMADEU SECA