Inflação deve acelerar para 4,3% este ano em Moçambique

0
252

A consultora NKC African Economics previu que a inflação em Moçambique deva acelerar de 3% em 2020 para 4,3% este ano, alertando que o metical já caiu 18% no ano passado.

  “Apesar de uma procura interna fraca, com um ligeiro crescimento do PIB de 0,8% este ano, melhor que a queda de 0,3% em 2020, que vai continuar a abrandar a inflação, há riscos para a subida dos preços”, escrevem os analistas num comentário à inflação anual.

  Os preços subiram pelo quarto mês consecutivo em dezembro, passando de 3,2% em Novembro para 3,5% em dezembro face ao período homólogo de 2019, segundo os números oficiais, levando os analistas a antecipar uma subida de 4,3% para o conjunto deste ano.

  “O metical caiu quase 18% em 2020 num contexto de queda de preços nas exportações de matérias-primas de Moçambique e aversão global ao risco”, lê-se na análise.

que salienta que como o país é um importador líquido de bens de consumo, uma moeda mais fraca é geralmente associada a um aumento dos preços para os consumidores.

  “Para além disso, antevemos que o preço médio do petróleo vá aumentar quase 20% este ano e as cadeias de abastecimento também enfrentam possíveis perturbações devido à pandemia de covid-19, insurgência em Cabo Delgado e ao risco de inundações”, concluem os analistas.