Inaugurada central térmica de Ressano Garcia

0
71
Inaugurada central térmica de Ressano Garcia

A central eléctrica a gás natural construída pela empresa Aggreko, com sede em Glasgow, Escócia, na fronteira entre Moçambique e a África do Sul,  foi inaugurada quarta-feira, dia 18, disse o ministro da Energia de Moçambique.

 “Trata-se da primeira e da maior central de produção de energia eléctrica que vai funcionar com gás natural extraído no país e será uma forma de maximizar a utilização de gás natural em Moçambique”, afirmou o ministro Salvador Namburete, em declarações à Televisão de Moçambique.

 O custo desta central de energia eléctrica à base de gás natural, localizada em Ressano Garcia, distrito da Moamba, na província de Maputo, irá fornecer aos dois países 107 megawatts de energia eléctrica, tendo os respectivos contratos de compra de energia sido já assinados com a Eskom da África do Sul e com a empresa estatal Electricidade de Moçambique (EdM).

 A produção da central será dividida em 15 megawatts para a Electricidade de Moçambique e 92 megawatts para a Eskom.

 A construção do empreendimento em Ressano Garcia é estratégica, na medida em que passa pelo local o gasoduto que transporta o gás natural extraído em Pande e Temane, na província de Inhambane, pelo grupo sul-africano Sasol para a África do Sul.