Ilídio Vale acredita que Portugal pode fazer o “tri” no Mundial de Sub-20

0
133
Ilídio Vale acredita que Portugal pode fazer o “tri” no Mundial de Sub-20

O coordenador técnico das selecções jovens portuguesas de futebol, Ilídio Vale, acredita que a equipa de Sub-20, que este ano vai disputar o Mundial da categoria, está preparada para ter sucesso e fazer um grande campeonato.

 Ilídio Vale, que em 2011 era o treinador principal da equipa que se sagrou Vice-Campeã Mundial deste escalão, admite que numa competição que começa com o apuramento por Grupos, um mau resultado pode ser um factor muito constrangedor, mas, sem definir um objectivo concreto, diz que, em Maio e Junho, na Nova Zelândia, Portugal estará preparado para fazer um grande Mundial.

 "Um grande Mundial é chegar o mais longe possível e o mais longe possível é chegar a um plano de destaque.

 Vamos ter de certeza grandes desempenhos individuais e colectivos e vai ser mais um momento em que nos vamos orgulhar de ser portugueses e sermos capazes de projectar o nosso futebol e os nossos jogadores a nível internacional”, referiu Ilídio Vale à agência Lusa, à margem de um colóquio sobre futebol realizado em Santarém.

 Na fase inicial do Mundial de Sub-20, Portugal, que integra o Grupo C, vai defrontar o Qatar, a Colômbia e o quarto classificado do torneio da Confederação Africana de Futebol, que só será apurado em Março. Os dois primeiros do Grupo seguem em fren-te, o mesmo acontecendo com os quatro melhores terceiros classificados dos seis Grupos.

 Comparando a equipa que vai estar na Nova Zelândia, agora treinada por Hélio Sousa, com a formação que em 2011 só perdeu na final, frente ao Brasil por (3-2 no prolongamento), Ilídio Vale, que actualmente é adjunto de Fernando Santos na Selecção principal, diz que "esta é uma equipa diferente, composta por jogadores diferentes, mas com muita ambição, muita qualidade e com certeza que fará tudo para conseguir desempenhos relevantes e que orgulhem os portugueses".

 O técnico acrescenta que a actual formação de Sub-20 é "uma equipa competitiva, que apresenta uma qualidade de jogo agradável, equilibrada no seu todo e capaz de interpretar aquilo que é a identidade de jogo de Portugal".

 O Mundial de Sub-20 disputa-se entre 30 de Maio e 20 de Junho, na Nova Zelândia.

 O primeiro jogo dos pupilos de Hélio Sousa tem lugar a 31 de Maio no Estádio Waikato, em Hamilton, frente à selecção africana que ficar apurada, seguindo-se, a 3 de Junho, no mesmo estádio, o encontro com o Qatar.

 A fase de Grupos para Portugal termina a 6 de Junho, no Estádio Otago, em Dunedin, quando defrontar a Colômbia.

 Portugal foi Campeão do Mundo de Sub-20 em 1989 e 1991, este disputado em Portugal, e vice-campeão em 2011.