I Liga Portuguesa de Futebol: Candidatos assumem topo da classificação à quarta jornada

0
28

Benfica, Sporting de Braga, Sporting e FC Porto, os mais fortes candidatos ao título nacional, ocupam os quatro primeiros lugares da I Liga de futebol, cumprida que está a quarta jornada da prova.

  Os ‘encarnados’, que disputaram ontem o oitavo encontro oficial da temporada – passaram vitoriosamente as eliminatórias para o acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões -, encerraram o ciclo com uma goleada na Madeira por 4-0, resultado que lhes permite assumir a liderança do campeonato com os mesmos 10 pontos de Braga e Sporting, mas melhor diferença de golos.

  No Funchal, numa deslocação tradicionalmente difícil a casa do Nacional, a equipa de Rui Vitória não deu sinais de quebra, mesmo depois de ter jogado a meio da semana em Atenas, e, com golos de Seferovic (28), Salvio (45), Grimaldo (76) e Rafa (90+3), construiu um triunfo folgado.

  Na frente do campeonato, o Benfica conta com a companhia do Sporting de Braga, que na sexta-feira foi vencer a Chaves por 1-0, golo de Pablo, aos 43 minutos, e do Sporting, que superou em casa o Feirense por 1-0, com um golo obtido já aos 88 minutos, por intermédio da nova conque-luche ‘leonina’, o jovem Jovane Cabral.

  Depois de na ronda passada ter desperdiçado a oportunidade de aproveitar o empate registado entre os rivais Benfica e Sporting, ao perder na recepção ao Vitória de Guimarães, o FC Porto não deu hipóteses e venceu o Moreirense por 3-0.

  A exemplo do sucedido no jogo com os vitorianos, os ‘dragões’ chegaram ao intervalo a vencer por 2-0, com golos de Herrera (15 minutos) e Aboubakar (28), mas desta feita não permitiram que a equipa de Moreira de Cónegos reentrasse na discussão do resultado, num jogo que marcou o regresso à competição de Danilo, que esteve ausente por lesão vários meses, tendo Marega fechado o resultado, aos 90+4.

  Os ‘azuis e brancos’ ocupam o quarto lugar com nove pontos, menos um do que o trio de comandantes, igualado com o Marítimo, quinto, que hoje foi vencer em casa do Desportivo das Aves por 1-0 – golo de Zainadine, aos 45+1 -, resultado que deixa os avenses afundados na parte baixa da tabela, dividindo os dois últimos lugares com o Portimonense, ambos com um ponto.

  O Feirense, com a derrota em Alvalade, caiu para o sexto posto, tendo sido alcançado pelo Rio Ave, que recebeu e venceu o Portimonense por 2-1, num jogo em que o golo da vitória surgiu já no último lance da partida, por Gelson Dala, numa altura em que os algarvios atuavam com nove unidades.

  Nos restantes jogos, o Vitória de Guimarães somou o segundo triunfo consecutivo, ao receber e vencer o Tondela por 1-0, e o Santa Clara continua a ser profícuo em golos marcados e sofridos, tendo nesta ronda recebido e vencido o Boavista por 4-2.

  Finalmente, à quarta jornada surgiu o primeiro 0-0 no campeonato, na recepção do Belenenses ao Vitória de Setúbal.