Há grandes bancos incluindo nacionais interessados em comprar o BPN

0
155
BPN

BPNO presidente do Conselho de Administração do BPN, Francisco Bandeira, revelou que há grandes bancos, incluindo nacionais, que já manifestaram interesse em comprar a instituição, mas que ainda não está definido o modelo de venda.

“Ainda estamos a definir se a venda será por concurso (alargado), venda directa ou por concurso limitado”, disse Francisco Bandeira, na quarta- feira á noite, á margem de um evento da Caixa Geral de Depósitos (CGD) Francisco Bandeira não esconde  que a venda directa é o modelo que considera que devia ser escolhido e disse que espera “ter tudo concluído antes do final do ano”.

“A fase de ´due deligence´ [de cedência de informação aos interessados e apreciação por parte destes] leva algum tempo”, acrescentou, e é dela que resultará também o que ficará fora da venda. “Depende do comprador e das expectativas que cada um tenha”, disse Francisco Bandeira, questionado sobre setodas as imparidades, ou perdas, contabilizadas até agora pelo BPN serão retiradas dos activos para venda.

Quanto a interessados, adiantou que “já houve várias manifestações de interesse” e de “bancos de primeira linha”, incluindo nacionais e ibéricos. O BCP, através do seu presidente, já disse que não está interessado no BPN e a para a CGD, seundo o próprio Francisco Bandeira que também é administrador do banco estatal, o banco tem um valor mais baixo [pela sobreposição de redes] do que poderá ter para outros concorrentes, mas até agora nem o BES nem o BPI afastaram liminarmente a hipótese de estudar a operação. A administração do BPN, nacionalizado no final do ano passado devido as dificuldades de liquidez da instituição, está mandatada para recolher e analisar as propostas de compra do banco, sendo a decisão final do Governo.