Grupo de amigos da Comunidade organizou convívio de despedida ao cônsul-geral de Portugal em Joanesburgo

0
136

Um grupo de amigos da Comunidade portuguesa residente em Joanesburgo organizou na quarta-feira, 7 de Outubro, no restaurante Adega em Bedfordview, um almoço de despedida ao cônsul-geral de Portugal em Joanesburgo, Francisco-Xavier de Meireles, que dentro de dias deverá terminar as suas funções diplomáticas neste país.

  João Canha, um dos promotores do convívio, no seu curto discurso, fez saber que quatro elementos ficariam responsáveis pelo pagamento do almoço.

  Todavia, pediu a todos os participantes que em jeito de solidariedade o fizessem individualmente para que a quantia resultante fosse doada à Sociedade Portuguesa de Beneficência.

  Canha referiu ainda que o convívio não passava de uma celebração do trabalho que o cônsul-geral De Meireles realizou ao longo de quatro anos junto da Comunidade Portuguesa da província de Gauteng.

  Apontou como exemplo as obras de modernização das instalações do consulado em Bruma. Por fim, desejou a Francisco-Xavier de Maireles muitos sucessos nas suas funções onde irá trabalhar.

  Por sua vez, o cônsul-geral de Portugal em Joanesburgo, não escondeu a sua alegria aos convivas e agradeceu o bom acolhimento que teve durante os seus quatros anos nesta terra do rande.

  Disse ter sido com orgulho que trabalhou com uma comunidade tão activa neste país, uma comunidade cheia de força e que muito contribui para o desenvolvimento da África do Sul.

  Acrescentou que o Estado português tem reconhecido esse esforço da comunidade e que na hora da sua partida estava muito satisfeito pelo que fez mas triste por deixar atrás outras coisas por fazer.

  Recordou a propósito a oportunidade que a comunidade perdeu este ano com o cancelamento, devido à covid-19, da visita do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, que estava agendada durante as celebrações do Dia de Portugal.

  No final do almoço de despedida a organização ofereceu uma salva de prata com a seguinte gravação: Para o Excelentíssimo Sr Dr. Francisco-Xavier de Meireles, cônsul-geral de Portugal em Joanesburgo na África do Sul, pela sua elevada dedicação que prestou à Comunidade.