Governo regional investe 250 mil euros na promoção do bordado Madeira

0
10
Governo regional investe 250 mil euros na promoção do bordado Madeira

O Governo da Madeira vai investir 250 mil euros, em 2016, na promoção do bordado Madeira, um dos produtos mais característicos do artesanato regional, revelou, no Funchal, o secretário da Agricultura e Pescas, Humberto Vasconcelos.

 Esta verba, em parte proveniente de fundos comunitários, vai ser inscrita no plano estratégico de promoção do bordado Madeira para o período 2016-2018, que está atualmente a ser delineado pela secretaria regional. No entanto, destina-se a investimentos apenas no primeiro ano.

 Humberto Vasconcelos explicou que o valor poderá ser reforçado de acordo com as necessidades promocionais a nível regional e internacional, mas sempre com recurso aos fundos comunitários.

 O secretário da Agricultura, que tutela o Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM), revelou ainda que esteve reunido com os empresários do setor, no sentido de recolher todos os contributos para a elaboração do plano estratégico de promoção do bordado.

 Humberto Vasconcelos disse também que vão ser feitas alterações no selo de certificação do bordado Madeira, com o objetivo de simplificar os procedimentos ao nível da exportação.

 O plano estratégico passa ainda por levar a cabo ações de sensibilização, em parceira com o Inspeção Regional das Atividades Económicas, no sentido de fazer cumprir a lei que obriga a exposição separada de produtos nas casas comerciais, de modo a que o bordado Madeira não se confunda com peças de outras origens.

 "O objectivo do Governo e do setor é aumentar as vendas e a notoriedade do produto", realçou Humberto Vasconcelos.