Governo prevê que Angola cresça 3,3% em 2016

0
75
Governo prevê que Angola cresça 3,3% em 2016

O Presidente da República de Angola criou uma comissão destinada a estudar o reajustamento da organização do sector dos petróleos com o objectivo de elaborar uma estratégia integrada e eficaz que permita aumentar a eficiência do sector petrolífero angolano.

 Segundo escreve a agência Angop integram a comissão os ministros de Estado e Chefe da Casa Civil, do Planeamento e do Desenvolvimento Territorial, das Finanças, da Economia, dos Petróleos, o governador do Banco Nacional de Angola, a Sonangol EP e o secretário do Presidente da República para os Assuntos Económicos.

 A comissão tem por atribuição elaborar o estudo de diagnóstico sobre a situação do sector petrolífero, identificar oportunidades operacionais, quantificar o potencial de melhoria da Sonangol EP e o melhor modelo de organização para condução da Indústria Nacional de Petróleo e Gás.

 Além da criação da comissão está a ser preparada a reestruturação da empresa pública Sonangol, conforme anunciado a 15 de Outubro pelo governo.

 As receitas com a exportação de crude da petrolífera angolana Sonangol caíram 44 por cento em Setembro face ao mesmo mês de 2014.

 De acordo com um relatório do Ministério das Finanças a receita da Sonangol com a venda de petróleo ao exterior foi de 82,2 mil milhões de kwanzas em Setembro enquanto que no mesmo mês de 2014 foi de 147,1 mil milhões de kwanzas.

 Nos primeiros nove meses de 2015 as receitas da Sonangol totalizam 717,2 mil milhões de kwanzas.

 Em todo o ano de 2014, as receitas da Sonangol atingiram 1,87 biliões de kwanzas.