Governo português mantém expansão do PIB de 1,9% este ano e melhora para 2% em 2020

0
78

 O Governo manteve a previsão de crescimento económico de 1,9% este ano e melhorou em uma décima a projecção para o próximo ano, para 2%, no Projecto do Plano Orçamental para 2020 enviado à Comissão Europeia.

 “O cenário macroeconómico subjacente ao Projecto de Plano Orçamental para 2020 mantém a projeção de 1,9% para o crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) em 2019, tal como consta do Programa de Estabilidade 2019-2023, publicado em abril deste ano”, afirma o Ministério das Finanças em comunicado.

 Para 2020, o ministério liderado por Mário Centeno adianta que “o cenário macroeconómico subjacente ao Projecto de Plano Orçamental prevê uma ligeira aceleração do crescimento do PIB para 2%”, explicando que esta projecção “assenta na antecipação de uma recuperação do crescimento económico na área do euro, em linha com as previsões de instituições internacionais, como o Fundo Monetário Internacional”.

 As Finanças adiantam que “a recuperação do crescimento na área do euro, principal parceiro comercial de Portugal, deverá reflectir-se numa aceleração da procura externa e, portanto, do crescimento das exportações”.

 No Programa de Estabilidade, apresentado em Abril, o Governo antecipava um crescimento do PIB de 1,9% este ano e no próximo.