Governo madeirense cria Conselho e Fórum para ajudar a definir política para as Comunidades

0
49
Governo madeirense cria Conselho e Fórum para ajudar a definir política para as Comunidades

O Conselho do Governo Regional da Madeira aprovou na quinta-feira a criação do Fórum Madeira Global e do Conselho da Diáspora Madeirense, instrumentos que vão assessorar o executivo na definição da política para as comunidades espalhadas pelo mundo.

 Esta foi uma das conclusões da reunião do Conselho do Governo madeirense, presidida por Miguel Albuquerque, na Quinta Vigia, a sede presidência do executivo insular, e que teve como porta-voz o secretário regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus, Sérgio Marques.

 O governo de Miguel Albuquerque considera que “os emigrantes e os seus luso-descendentes são parte integrante da população madei-rense que importa valorizar através da adoção de medidas atractivas que promovam a sua participação no desenvolvimento da sua terra natal”, pelo que se propõe a fomentar uma maior participação das comunidades, promovendo o envolvimento activo das gerações mais novas e da nova emigração qualificada.

 O Fórum e o Conselho da Diáspora serão assim “espaços que visam permitir o diálogo, o debate e a participação organizada das comunidades madeirenses dispersas pelo mundo”, aponta o executivo regional em comunicado.