Governo da Madeira facilita acesso ao crédito para investimentos no sector agrícola

0
117
Governo da Madeira facilita acesso ao crédito para investimentos no sector agrícola

A secretaria da Agricultura e Pescas da Madeira e o Millennium BCP assinaram um acordo que facilita o acesso ao microcrédito, até ao máximo de 25 mil euros, por parte de empreendedores interessados em investir no setor.

 "Muitos dos jovens e dos empreendedores falam-nos na dificuldade para aceder a crédito", explicou o secretário regional Humberto Vasconcelos, realçando que a preocupação do executivo é "criar condições para que a banca apoie o mais possível os empreendedores agrícolas".

 Este é o segundo protocolo assinado entre as duas instituições com o objectivo estimular o investimento, sendo que na primeira fase foram apoiados 12 projectos.

 O microcrédito destina-se a financiar projetos em qualquer das áreas tuteladas pela Secretaria da Agricultura e Pescas, mas Humberto Vasconcelos realçou que o interesse maior é que incidam na área agrícola.

 "Esta é, sem dúvida, uma forma de rejuvenescer o setor da agricultura e investir em produtos que têm muita procura e produção insuficiente", disse.

 Elisabete Nunes, do Millennium BCP, explicou, por seu lado, que a linha de crédito se destina a pessoas que não dispõem de capitais próprios, mas que apresentam bons projectos e revelam grande capacidade empreendedora.

 No total, a instituição bancária já financiou 390 projectos na Madeira através do microcrédito em diversos setores, tendo investido 4,6 milhões de euros e contribuído para a criação de 750 postos de trabalho.

 "Quando hoje se olha novamente para os projectos, vê-se que a criação de postos de trabalho tem uma variante de 20%. Ou seja, os projetos começam pequenos e depois vão crescendo, possibilitando a criação de novos postos de trabalho", salientou.