Governo angolano prepara revisão do Orçamento de Estado para 2016

0
74
economico

O governo de Angola está a preparar um documento que servirá de base para a revisão do Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2016 e que aponta para um crescimento económico de 1,3 por cento, com o PIB do sector petrolífero a crescer 4,1 por cento e o sector não petrolífero a recuar 0,01 por cento, segundo escreve o semanário Expansão.

 Segundo o jornal o documento denominado “Reprogramação Macroeconómica Executiva”, elaborado pela Comissão de Coordenação das Políticas Fiscal e Monetária, apresenta o “retrato” da evolução recente do estado da economia e suas perspectivas no curto prazo.

 No OGE 2016 o governo apontava para um crescimento do PIB global de 3,3 por cento, média ponderada do crescimento de 4,8 por cento do sector petrolífero e de 2,7 por cento do sector não petrolífero.

 Segundo o jornal, nas novas previsões governamentais, as despesas correntes baixam e o investimento sobe 30 por cento, com a economia petrolífera a entrar em recessão, ao recuar 0,01 por cento.

 O governo estima que o preço médio do barril de crude em 2016, caia dos 45 dólares que constam no Orçamento Geral do Estado (OGE) em vigor, para 41 dólares.

 As vendas no primeiro semestre de 2016 cifraram-se, em média, nos 36 dólares por barril.

 Face à evolução, em baixa, da cotação do petróleo no primeiro semestre do ano, o Governo angolano estima arrecadar 18 mil milhões de dólares em receitas fiscais (menos 25 por cento face ao estimado inicialmente), dos quais 8,3 biliões de dólares garantidos com a exportação de petróleo.

 A revisão em baixa é também ao nível das despesas, que passam de 30 mil milhões de dólares para 24 biliões de dólares, um corte de 20 por cento.