Governantes portugueses visitam comunidade lusa na África do Sul

0
157
Governantes portugueses visitam comunidade lusa na África do Sul

Governantes portugueses visitam comunidade lusa na África do SulPara participar nas cerimónias oficiais do Dia de Portugal na África do Sul, chega na próxima semana a Joanesburgo o secretário de Estado Adjunto da Indústria e da Inovação, dr. António José de Castro Guerra.

Do mesmo Ministério – da Economia e Inovação – já tinha estado o ano passado por esta ocasião na África do Sul, em representação do Governo português, outro secretário de Estado – o do Comércio,  Serviços e Defesa do Consumidor – dr. Fernando Serrasqueiro.

O secretário de Estado Castro Guerra, que desempenha funções governativas desde 14 de Março de 2005, nasceu a 4 de Fevereiro de 1953 e é titular dos graus de doutor e agregação em Economia, conferidos pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa, onde é Professor associado. Presidiu ao Conselho de Administração da Investimentos e Participações Empresariais (IPE), SA, e ao Conselho de Administração do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento (IAPMEI). Foi vogal do Conselho de Administração da Brisa, Auto-Estradas de Portugal e do Conselho de Administração da Inter Risco, Sociedade de Capital de Risco.

Foi o presidente do Conselho Científico e Tecnológico do Tagus Park, e presidiu à direcção do Centr  de Investigação Sobre Economia Portuguesa (CISEP). Foi consultor de empresas e é autor de mais de duas dezenas de títulos sobre a realidade das empresas e da indústria portuguesa, com destaque para os livros «Política de Concorrência em Portugal – fundamentos teóricos e casuística », Edição do GEPEME, 1997 e «Competitividade, Empresas & Estado», Contemporânea Editora, 2000.