Golo de calcanhar de Xandão premeia Sporting Sólido e confiante e derrota Manchester City

0
112
Golo de calcanhar de Xandão premeia Sporting Sólido e confiante e derrota Manchester City em Alvalade

Um golo de calcanhar de Xandão permitiu ao Sporting, último resistente português na prova, ganhar vantagem nos oitavos de final da Liga Europa de futebol, frente a um excessivamente confiante Manchester City.

 Naquela que foi talvez a mais sólida exibição do Sporting esta temporada, seguro a defender e com capacidade de construir lances de perigo, um golo do central brasileiro acabou por permitir aos "leões" viajar para Manchester em vantagem.
 Numa primeira parte em que o líder do campeonato inglês foi quem mais teve a bola, o primeiro sinal de perigo pertenceu o Sporting, num remate de João Pereira que Joe Hart deteve com segurança (10 minutos).

 A resposta veio da cabeça de Touré (12), na sequência de um canto, mas Rui Patrício esteve à altura do momento, evitando o golo naquele que seria o sinal mais ambicioso dos “citizens” no primeiro tempo.
 O intervalo chegou sem novas oportunidades de golo, mas sempre com o Sporting mais perto da baliza dos ingleses, algo displicentes e aparentemente pouco preocupados com o resultado da primeira mão. Por isso, os "leões" apenas tremeram um pouco na segunda parte após a saída de Matias Fernandez, quase coincidente com a entrada de Balotelli, o único capaz de mexer com jogo inglês.
 Xandão, de calcanhar, fez o único golo da partida aos 51 minutos, na recarga a um livre de Matias, numa altura em que o City ainda não tinha criado qualquer lance de perigo de bola corrida.

 Logo de seguida, Aguero foi o primeiro a conseguir furar a teia defensiva do Sporting, mas Rui Patrício, mais uma vez decisivo, parou a iniciativa do argentino, ainda antes da entrada de Balotelli, que, pouco depois, ofereceu o golo a Silva, que atirou ao lado, após um passe de letra do italiano.
 Balotelli teria mesmo a grande oportunidade dos ingleses, ao atirar à barra, aos 87 minutos, três antes de Xandão, "réu" na derrota em Setúbal, voltar a ser herói ao impedir o golo de Aguero.
 O Sporting mantém assim o bom registo com clubes ingleses em casa, onde apenas perdeu uma vez, frente ao Manchester United, então com um golo do ex-"leão" Cristiano Ronaldo.
 Destaque ainda para mais um amarelo por protestos visto por João Pereira, que o afasta do jogo da segunda mão, a 15 de Março, em Manchester, onde o Sporting procura a sua primeira presença nos quartos de final depois de 2004/05, ano em que atingiu a final da Taça UEFA.