Gilberto Martins, da África do Sul, recebe em Lisboa o Prémio Talento das Comunidades

0
162
Prémios Talento

Prémios TalentoDoze portugueses que vivem no estrangeiro foram distinguidos sexta-feira, em Lisboa, com os Prémios Talento 2008, atribuídos pela Secretaria de Estado das Comunidades.

Na Política, o vencedor foi Gilberto Pereira Martins, um dos mais destacados membros não africanos do Congresso Nacional Africano (ANC) e actualmente directora djunto das Obras Públicas do governo provincial de Gauteng. Na categoria Artes do Espectáculo, a vencedora foi a actriz, escritora e produtora Alice de Sousa, do Reino Unido que fundou a Galleon Theatre Company, o teatro Greenwich Playhouse e a companhia de cinema Galleon Films.

Na área de Artes visuais, foi distinguida a pintora Maria Cristina Tavares, de França, que expõe em exclusividade numa das principais galerias de arte de Lyon. O prémio Associativismo foi atribuído ao Real Hospital Português de Beneficência em Pernambuco, Brasil, o maior complexo do norte-nordeste  brasileiro, gerido por portugueses e que, apesar de ser uma instituição privada, dá assistência médica e social gratuita aos mais carenciados. Na categoria de Ciência, foi distinguido Victor Pereira da Rosa, do Canadá, especializado em antropologia social e sociologia, tendo já publi ados diversos trabalhos em vários países, incluindo Portugal vencedor foi José Ribeiro Franco, do Canadá, director e proprietário do Jornal Luso-Canadiano.

Letícia da Costa venceu o prémio Desporto. Esta jovem, de 22 anos, pratica karaté e foi vice-campeã do Luxemburgo na categoria de Cadetes. O prémio Divulgação da Língua Portuguesa foi atribuído a Pierre Léglise-Costa. O professor, linguista e crítico literário já mereceu outras distinções, nomeadamente o Prémio Europeu Charles Perrault pelo melhor trabalho de divulgação de literatura estrangeira em França.