G-19 já entregou a Moçambique 60% do apoio garantido para 2012

0
102
G-19 já entregou a Moçambique 60% do apoio garantido para 2012

O Grupo de 19 parceiros do apoio programático do governo de Moçambique, também designado por G-19, já desembolsou mais de 60% do valor destinado a apoiar directamente o Orçamento do Estado para o corrente ano, in-formou em Maputo uma fonte governamental.

 Citada pela Televisão de Moçambique, a fonte adiantou que alguns países, tais como o Reino Unido, Dinamarca e Portugal já entregaram a totalidade dos valores a que se comprometeram ao Tesouro moçambicano.
 A fonte disse ainda que há algum atraso na entrega de 379 milhões de dólares que se destinam a financiar o défice orçamental mas que a situação ainda não é considerada preocupante.
 Para 2013, os parceiros comprometeram-se a desembolsar 606 milhões de dólares, dos quais 344 milhões de dólares em apoio directo ao Or-çamento do Estado e os restantes em apoio programático sectorial.
 Integram o G19 a Alemanha, Áustria, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Comissão Europeia, Espanha, Finlândia, França, Irlanda, Itália, Noruega, Holanda, Portugal, Suécia, Suíça, Reino Unido, o Banco Africano de Desenvolvimento e o Banco Mundial.