Fundo de pensões do Estado sul-africano compra participação maoritária em empresa de pecuária por mais de 5 biliões de randes

0
54

 O fundo de pensões do governo da África do Sul e uma firma de investimento de emponderamento negro adquiriram uma participação maioritária na maior empresa de pecuária em África por 5.2 biliões de rands.

 A Corporação de Investimento Público (PIC), empresa estatal gestora das pensões do  funcionários públicos fundo e maior investidor na economia da África do Sul, anunciou na terça-feira a aquisição da participação na Karan Beef, juntamente com a Agricultural Ventures, uma empresa de investimentos agrícolas de propriedade negra.

 O Presidente Cyril Ramaphosa anunciou que o sector agrícola é uma das suas principais prioridades para revitalizar o crescimento da economia sul-africana, que se encontra a atravessar uma fase de estagnação económica.

 O governo de Ramaphosa, que é igualmente líder do Congresso Nacional Africano (ANC), partido no poder desde 1994, também anunciou a redistribuição da propriedade da economia nacional para sul-africanos negros por forma “a corrigir a desigualdade racial e social persistente no país”, 24 anos após o fim do governo do apartheid.

 “O director executivo da PIC, Daniel Matjila, disse em comunicado, citado pela Reuters, que ” este é um acordo histórico que irá apoiar a transformação do sector agrícola que é necessária”.

 “Estamos particularmente felizes com o facto de a família Karan ter decidido vender este importante activo para os sul-africanos, garantindo que a propriedade da empresa continue a ser local e sobre o controle dos negros”, afirmou Matjila.

 A Karan Beef, que opera fora de Joanesburgo, abastece principalmente o mercado sul-africano, mas também exporta. O matadouro da empresa tem capacidade para processar 2.100 bovinos por dia.

 Os investimentos da PIC incluem títulos financeiros do governo sul-africano emitidos por empresas estatais.

 O fundo do pensões também possui investimentos em empresas de primeira linha em vários sectores, como a Anglo American Platinum, o Barclays Africa e a a cadeia de supemercados Shoprite.