Festival dedicado aos marinheiros portugueses em Port Edward

0
97
Festival dedicado aos marinheiros portugueses em Port Edward

Festival dedicado aos marinheiros portugueses em Port EdwardDesde 2001 que o Festival dedicado aos Marinheiros Portugueses e à Gastronomia Portuguesa é organizado e celebrado anualmente pelas autoridades Sul-Africanas no South Coast e a Comunidade Portuguesa do KwaZulu-Natal.

 A razão deste festival é devido aos naufrágios dos galeões São João e São Bento em 1552 e 1554 respectivamente nos arredores de Port Edward.
 A viagem do galeão São João em 1552, o maior galeão do mundo, foi afectada por ventos muito fortes, forçando o galeão a tomar um rumo diferente. Quando o vento acalmou, as ondas do mar eram enormes e muito fortes resultando no desaparecimento de partes que a segurança e a perda do navio dependiam. Em certa altura o vento e as ondas eram tão violentas que era impossível fazer qualquer coisa.
 A tripulação reuniu-se e decidiram desembarcar com os mantimentos possíveis.

 O galeão São João é um dos maiores enigmas da história marítima da África do Sul, não só porque tão pouco se sabe sobre a sua carga, passageiros e tripulação, mas porque a localização dos destroços tem confundido perquisadores desde o início do século XX até agora.
 Uma tempestade muito forte resultou que a embarcação embatesse nas rochas, com a trágica perda de cerca de 100 pessoas.
 Os restantes 400 sobreviventes estabeleceram um acampamento na praia da região que é conhecida como a fazenda Kaisers em Port Edward. Mais tarde foram a pé para Moçambique, cuja distância impediu a muitos, que não conseguiram chegar.

 O local do acampamento dos sobreviventes é o local principal da investigação de arqueológicos. Foi um dos navios mais ricamente carregados a deixar a Índia no caminho de regresso a Portugal.
 A porcelana ming, contas cornalina e moedas que o galeão carregava ainda são levados para a praia e muitos visitantes encontram estes artefactos. A porcelana ming despertou um grande fascínio na Europa Ocidental, pois a técnica usada para produzir porcelana fina e resistente era desconhecida no mundo ocidental.

 As contas cornalina foram fabricadas para a realeza oriental e também eram muito valiosas e exemplos são encontrados na praia perto do naufrágio. Moedas exclusivas para certas áreas no leste foram um dos primeiros exemplos de moeda utilizada pelo homem.
 Em 1554 um incidente semelhante sucedeu com o galeão São Bento, mas felizmente não foram tantas pessoas envolvidas.
 Devido a estes acontecimentos da história dos descobrimentos pelos marinheiros portugueses realiza-se anualmente este festival que compartilha as tradições, gastronomia, danças, cantares, incluíndo a parte religiosa entre as  comunidades Portuguesa e Sul Africana.