Festejos do Dia de Portugal em Joanesburgo

0
48
Festejos do Dia de Portugal em Joanesburgo

As celebrações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas em Joanesburgo abriram ontem, dia 1 de Junho, na sede da União Cultural, Recreativa e Desportiva Portuguesa, em Turffontein, na presença da cônsul-geral de Portugal, Luisa Fragoso, e do presidente da Subcomissão das Comemorações, Vasco Martins, com o içar da Bandeira Nacional, seguindo-se a cerimónia solene do Acender da Chama 

da Pátria, com a participação de apenas um escuteiro, ao contrário dos anos anteriores, cuja guarda de honra do 1º Agrupamento de Escuteiros Portugueses de S. Jorge marcou sempre a sua presença colectiva nesta significativa cerimónia.

 A cerimónia que deveria ter tido início às 9 horas da manhã, apenas começou às 10.28 devido ao atraso da chegada dos membros da Subcomissão dos festejos. Sorte para os que tiveram que esperar mais de uma hora pela realização da cerimónia, já que o gerente do restaurante da União e o presidente do Núcleo de Arte e Cultura, Joaquim Coimbra, devido à baixa temperatura que se registava àquela hora, retemperaram os presentes com a oferta de um café..

 O presidente da Subcomissão das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas em Joanesburgo, Vasco Martins, abriu a cerimónia com algumas palavras de agradecimento pela presença da cônsul-geral de Portugal em Joanesburgo, dra. Luisa Fragoso, e seu marido engº José Fragoso, extensivas a outros participantes, em especial aos jovens desportistas luso descendentes que se deslocaram à União pois, conforme salientou, serão eles que  no futuro irão continuar a celebrar o Dia d

A dra. Luisa Fragoso, após acender a chama da Pátria, também proferiu algumas palavras  de agradecimento pelo convite que lhe foi feito, mencionando que era uma honra estar presente neste dia tão significativo, em que Portugal é lembrado por todos os portugueses da nossa diáspora espalhada por todo mundo, fazendo-nos lembrar de que Luis de Camões é o Patrono da nossa língua portuguesa.

 

* JANTAR DE GALA NO NAC

 

 No próximo sábado, dia 7 de Junho, realiza-se pelas 19 horas o jantar de Gala do Dia de Portugal, no Núcleo de Arte e Cultura, com a entrega de medalhas de mérito, exibição de rancho folclórico, actuação de artistas locais, num programa de variedades que tem como cabeça de cartaz a artista Viviane, residente no Algarve, que se desloca propositadamente à África do Sul para abrilhantar as celebrações.

 Na terça-feira, dia 10 de Junho, pelas 9 horas, no Núcleo de Arte e Cultura, haverá o Içar da Bandeira Nacional com a colocação de uma co-roa de flores, seguido de  al-moço de convívio.

 No domingo, dia 15 de Junho, será o encerramento oficial das comemorações, com um arraial no Luso África, onde serão entregues  medalhas comemorativas. Haverá comes e bebes, provas de ciclismo e jogos de futebol, actuação de rancho folclórico e o sorteio da rifa.