Festejos do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas na área consular de Joanesburgo

0
80
Festejos do Dia de Portugal

Festejos do Dia de PortugalEstão a decorrer os festejos comemorativos do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas na área consular de Joanesburgo. As celebrações abriram anteontem, sábado 4 de Junho, no salão de festas do Grupo Folclórico Terras do Norte, em Malvern East.

 O programa elaborado pe-la Federação das Asso-cia-ções Portuguesas na Áfri-ca do Sul, incluiu o içar da Bandeira Nacional pelo 1.º Agrupamento de Escutei-ros Portugueses de S. Jor-ge, cuja guarda de honra se perfilou para a cerimónia solene do Acender da Chama da Pátria pelo cônsul-geral de Portugal em Joanesburgo, dr. Carlos Pereira Marques.

 Em variedades artísticas actuaram o rancho folclórico Terras do Norte, e os cançonetistas Vítor Tava-res e Roberto Adão.
 Assinala-se que ontem, domingo 7 de Junho, efectuou-se no Sundowns Golf Club o Torneio de Golfe Dia de Portugal, organizado pelos Redskins.
 Na próxima sexta-feira, 10 de Junho, o Club Sport Ma-rítimo vai hastear às 9 ho-ras nos mastros da sua se-de, em La Rochelle, as Bandeiras de Portugal, da África do Sul e da Co-munidade Europeia.
 O CSM de Joanesburgo procederá à deposição de uma coroa de flores no Ce-mitério de Westpark, em Northcliff, em homenagem aos nossos compatriotas já falecidos na África do Sul.

 No dia da própria efemé-ride, a União Cultural, Re-creativa e Desportiva Por-tuguesa irá também, às 9 horas, proceder ao hastear das Bandeiras de Portugal e da África do Sul, com guarda de honra do 1.º Agrupamento de Escutei-ros.
 Pelas 11 horas, cerimónia da deposição de uma co-roa de flores no Monu-mento a Fernando Pessoa.
 No dia seguinte, sábado 11 de Junho, às 19.30 ho-ras, Jantar de Gala no sa-lão de festas do Núcleo de Arte e Cultura, com a presença de entidades oficiais sul-africanas e portuguesas. Actuação do “Duo Jovial” e do rancho folclórico do NAC/Troyeville. Ceri-mónia da entrega das Me-dalhas de Mérito.

 No domingo 12 de Junho, no Luso África Sports & Cultural Association, em Hatting Park, Primrose, arraial com actividades desportivas, culturais, re-creativas e gastronómicas durante o dia a partir das 7 horas e 30 minutos da ma-nhã e com encerramento previsto para as 17 horas.
 Assinala-se que haverá torneio de futebol de 7 masculinos e femininos de sub-18, concentração de ciclistas e motares “Harley Davidson”, actuação de ranchos folclóricos e artistas.

 Estarão presentes Rádio Amadores e Agrupamento de Escuteiros. Haverá à venda: caldo verde, sardi-nha assada, feijoada, do-brada, pregos, chouriço as-sado, espetada, carne vi-nha d’alhos, frango assado, farturas, bebidas e café.
 Na quinta-feira 16 de Ju-nho, feriado na África do Sul, às 11 horas inaugura-ção do Padrão dos Desco-brimentos na Associação Portuguesa de Futebol, cultura e Recreio de Van-derbijlpark.