Festa do Santíssimo Sacramento (Corpo de Deus) na Igreja de Santa Maria dos Portugueses em Pretória West

0
98

No dia 8 de Setembro de 2019, às 14h00, a Igreja de santa maria dos portugueses de Pretória celebrou a festa do Corpo de Deus (Corpus Christi). A celebração contou com a presença dos Irmãos e Irmãs da Confraria dos Santíssimo Sacramento.

 A animação litúrgica foi feita pelo Grupo Coral da Igreja. A missa foi presidida pelo pároco frei Lameque André Michangula que exortou aos presentes, e em particular aos Irmãos e festeiros do Santíssimo Sacramento a pôr em prática a missão da Igreja que é anunciar o Reino de Deus, dando testemunho da caridade). A, segundo o mandato de Jesus no Evangelho de Lucas: “Dai-lhes vós de comer” (Lc 9, 13inda acrescentou, na sua homilia, que é Jesus que abençoa e reparte, mas são os discípulos que devem distribuir. E, voltando-se para os fiéis disse: “esta é, pois a nossa tarefa: distribuir os dons de Deus”.

 Foram festeiros: Carlos Sardinha Ribeiro, António Lira Pombo, Daniel Francisco Calado, Jorge de Sousa, José Fernandes Teixeira, João Albertino de Abreu, Inácio Crispim Dias, Luis Pombo, Elias Fernandes Gorgulho.

 Suplentes: Rufino Farinha Gonçalves e Marco Paulo Correia Paixão.

 O ponto mais alto da festa foi marcado pela entrada de Alfredo Alves Soalheiro na confraria dos Irmãos do Santíssimo Sacramento de Pretória. Na mesma festa testemunhou-se a presença do presidente da Confraria de Benoni e um outro irmão, acompanhados pelas suas esposas.

 Findas as cerimónias religiosas seguiu-se o habitual convívio no salão de festas da igreja, organizado pelos festeiros, que decorreu em agradável ambiente de confraternização.