Festa de São Martinho com muita castanha no Luso África

0
72

Teve lugar neste último fim de semana a festa anual de São Martinho nos terrenos do Luso África, em Primrose, que também é conhecida pela Festa da Castanha.

 Falámos ontem com o presidente do Luso África, Joaquim Melo, que nos disse que este ano de 2018, a festa da castanha foi um grande sucesso comparado aos anos anteriores, com mais barracas a vender vários artigos portugueses, bem como as barracas com vários pratos de culinária portuguesa, sendo a mais concorrida a das bifanas, pregos e espetadas.

 No sábado, houve um torneio bem disputado de sueca com várias equipas, tendo a dupla dos irmãos Jorge e Carlos Lopes, saido vencedora.

 Este ano houve uma exposição de carros clássicos, tendo um Fiat 1500, de 1954, em estado original, recebido mais atenção.

 Como não podia deixar de ser, nesta festa de São Martinho, houve muita castanha assada, que foi importada de Portugal.

 Um parque bem montado para as crianças divertirem-se, acolheu centenas de jovens.

 O som esteve a cargo de Paulo dos Sound GR8, que mais uma vez demonstrou ser um bom profissional em som ao ar livre.

 O palco, no centro do festival, recebeu vários artistas da nossa comunidade, Roberto Adão, Katia de Ponte, Leandro Coimbra, Diana-Lee, Miguel Pregueiro, Jason da Costa, o acordionista Cláudio Alho e ranchos folclóricos locais.

 O D.J. da festa foi o jovem Tiago.

 O cônsul-geral de Portugal em Joanesburgo, Francisco Xavier Meireles, que este ano não pode comparecer à festa por motivos de saúde, delegou a representação na sua assistente, Madalena Páscoa.

 A farmácia de serviço esteve sempre muito movimentada, o que contribuiu para muitos casais dançarem alegremente na pista de dança à frente do palco.

 De salientar o apoio que muitos membros da ACP de Prtória e dos Lusiadas deram, com a sua presença.