Festa de Nossa Senhora de Fátima na Igreja de Santa Maria em Pretória

0
106
Comunidades

Revestiu-se de grande fervor religioso, a festa que em honra de Nossa Senhora de Fátima foi realizada no penúltimo domingo, 8 de Maio, na igreja de Santa Maria dos Portugueses, em Luttig Street, de Pretória West, celebração presidida pelo Arcebispo da Arquidiocese de Pretória, D. William Slaterry, auxiliado pelo Arcebispo Emérito D. George Daniel, e os sacerdotes em funções nessa igreja católica, Frei Gilberto Teixeira e o seu colega Lameque André Michangula.

 Iniciada com missa solene, seguida de procissão de ve-las, com cânticos e reza do terço, em que se incorporaram inúmeros fiéis da nossa comunidade, terminando com a consagração ao Imaculado Coração de Maria, e o Adeus à Virgem dentro da igreja, e por nesse dia se comemorar o “Dia da Mãe” na África do Sul, homenageadas todas as mães presentes nestas solenidades, com bênção especial, e entrega a todas elas de recordação religiosa por D. William Slaterry.

 Em momento oportuno, o Frei Gilberto Teixeira, como pároco desta mesma igreja católica, agradeceu a disponibilidade e presença amiga nestas celebrações desses dois Arcebispos, e reconhecido ao grupo de mães festeiras, que à última da hora se disponibilizaram a organizar este evento religioso, para todas pedindo a bênção e protecção de Nossa Senhora de Fátima, tendo também palavras de apreço para todas as mães que ali compareceram em grande número, com destaque para o seu importante papel na sociedade, em relação ao que elas são e representam, sendo de enaltecer a dedicação de todas as horas e espírito de amor sempre renovado, e que continuem a ser uma bênção para o mundo, infelizmente tão carente de amor e de concórdia.

 No final das cerimónias religiosas, foi cantado dentro da igreja o tradicional “parabéns a você” a Maria da Luz de Jesus que no mesmo preciso dia festejava o seu aniversário natalício, e convidados todos os presentes a tomar parte no convívio que se seguia, no salão de festas da paróquia, de caldo verde, bolo do caco, bifanas e alguma doçaria, a que se associou um bom número de paroquianos.