Festa de Natal dos idosos do Lar da Beneficência

0
80
Festa de Natal

Festa de NatalPara proporcionar um convívio de Natal entre os residentes do Lar Rainha Santa Isabel e os seus familiares, a Sociedade Portuguesa de Beneficência da África do Sul organizou no penúltimo domingo um almoço no salão nobre da sede da instituição, em Joanesburgo.

O salão foi pequeno para acomodar tantos aderentes e convidados.
 Associaram-se à festa, o capelão do Lar da Terceira Idade, reverendo padre Miguel Lemos, que celebrou a Missa que precedeu o almoço, o presidente do Board of Trustees da SPB, Rogério Varela Afonso, o vice-presidente da Direcção da Sociedade de Beneficência, Jorge de Freitas, os membros da Direcção Cleto Ramos, Rui Fernandes, Vasco Abreu e Nelson Reis, o presidente da Academia do Bacalhau de Joanesburgo, comendador Rudy Gallego, o antigo presidente daquela tertúlia, Manuel Silva, e o presidente honorário da Academia-Mãe e coordenador do Luso Trust Fund, Adriano Leão.
 Numa saudação dirigida a todos os presentes, nomeadamente aos residentes do Lar e seus familiares, o presidente da Sociedade Portuguesa de beneficência da África do Sul, comendador Bernardino Faria, salientou que era “uma enorme felicidade estar aqui convosco para festejar a festa de Natal! Este ano, estamos a celebrar neste salão, porque a nossa grande família cresceu e já não é possível acomodarmo-nos no refeitório”.

 E o presidente da Beneficência aproveitou a oportunidade para realçar factos e deixar alguns recados: “Isto é um bom sinal – prova de que entre nós existe uma grande força de vontade para se atingirem metas que alguns julgavam ser impossível  de alcançar! Este facto, por si só, qualifica o nosso trabalho, fazendo calar todos  aqueles que só se sentem bem criticando e mal-dizendo as Obras dos outros”.
 Evocando a quadra, Bernardino Faria disse depois: “Sendo o Natal a festa da família, não posso deixar de mencionar a Família Divina que deu ao Mundo a maior prova de amor, para a salvação das nossas almas.
 Vamos  seguir os ensinamentos de Jesus, amando o nosso próximo”.

 E voltando aos assuntos daquela instituição de solidariedade social, o presidente da Direcção referiu que “é evidente que há muito para ser feito, uma vez que ainda há quem desconheça que no Lar da Rainha Santa Isabel existe uma grande família que necessita de muito amor e carinho; ainda há quem desconheça que no Lar da Rainha Santa Isabel há uma enfermaria, onde os pacientes esperam ansiosos uma visita. Por isso, vamos fazer um voto de jamais esquecer aqueles que nesta etapa avançada da sua vida tanto necessitam da nossa ajuda.
 Mas, hoje, é um dia de festa e de alegria e portanto vamos todos esquecer as agruras da vida e fazer deste dia uma linda recordação que nos aconchegará durante o novo ano que se avizinha”.

 E num apelo para reforçar uma maior aproximação entre os familiares e os idosos residentes no Lar Rainha Santa Isabel, o comendador Faria disse: “Sinto uma alegria imensa ao ver tantos familiares apoiando e acarinhando os nossos idosos. Para, vós queridos familiares, o Natal deveria ser celebrado todos os dias.

 Eles, os idosos, já vos deram tanto na vida que, hoje e sempre, têm o direito de receber o vosso apoio”.
 Mais adiante, o presidente da SPB agradeceu os apoios recebidos pela instituição para a festa de Natal: “Não posso deixar de agradecer, do fundo do meu coração, aos patrocinadores desta linda festa. São eles Cleto Ramos e João Araújo, que se tornaram numa presença constante nas festas do Lar e também ao Red Skins, que doou 82 cabazes de Natal para os nossos residentes, Sunrise Sweets, que ofereceu os doces, Luis Ferreira, dos Restaurantes Adega que assou os leitões e a Isabel Policarpo e Matilde Abreu, pela sua enorme colaboração”.

 O seu muito obrigado e os seus parabéns foram ainda para “a Irmã Esmeralda, Dircy Figueiredo, Isabel e Nicole Policarpo, para os residentes e empregados e todos aqueles que de um modo ou outro colaboraram para o sucesso deste dia”.

 O comendador Bernardino Faria terminou a sua intervenção com os desejos de um Feliz Natal e um próspero Ano Novo para “todos aqui presentes e a toda a Comunidade Portuguesa”.