Festa da Flor em Parys com a presença do presidente do Governo Regional da Madeira

0
106

Irá decorrer na cidade de Parys, na Província do Free State, nos dias 24 e 25 de Novembro, a segunda edição da Festa da Flor, um certame idêntico àquele que ocorre anualmente na cidade do Funchal, na Madeira.

Os carros alegóricos, numa concepção liderada por João Rodrigues vindo especialmente da Madeira para ajudar a criar o evento, terão 500 bailarinos em representação dos vários distritos da cidade.

Esta foi uma iniciativa conjunta do Governo Provincial do Free State e do Governo Regional da Madeira, que viu na primeira edição que decorreu o ano passado, a chegada de 300.000 visitantes para testemunhar a festa e a parada da flor.

O apelo está na proximidade à cidade de Joanesburgo, apenas a hora e meia de distância de carro, o que provou ser um sucesso e a maior parte da afluência, nomeadamente da comunidade portuguesa, partiu da “Cidade do Ouro

O evento contará, como no ano anterior, com a presença do premier do Free State, Ace Magashule, e o presidente da Região Autónoma da Madeira, Miguel Albuquerque.

Vindo de Frankfurt, no voo da SAA, Miguel Albuquerque é esperado em Joanesburgo na manhã de quinta-feira, dia 23 de Novembro.

O primeiro ponto da sua agenda é um encontro com empresários sul-africanos promovido pela  Black Business Chamber, no Woodlands Country Lodge, em Parys. Nessa reunião estará também presente o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Sul-Africana, dr. Carlos Oliveira, que para o efeito se desloca de Lisboa à África do Sul.

Na sexta-feira, dia 24, o presidente do Governo Regional da Madeira efectuará, a partir dfas 8.30 horas, uma visita privada ao Mercado Central de Joanesburgo (City Deep), onde muitos empresários portugueses exercem a sua actividade e onde mais de cinco mil comerciantes madeirenses, com pequenos e médios supermercados se abastecem com frequência.

Miguel Albuquerque regressa depois a Parys para assistir ao desfile Pequena Miss do Free State (15.00 horas), participar na abertura do Muro da Esperança (16.30), exposição do espaço floral (18.00), início da Exposição (18.15), música em espaço aberto por Dj’s locais (18.30 – 21.00), Jantar de Gala (por convite) (19.30), com teste de vinho por Truevines Wines.

O presidente do Governo Regional da Madeira é esperado pelas 22.45 horas, para um Madeira de Honra, no Lar Rainha Santa Isabel, da Sociedade Portuguesa de Beneficência, em Joanesburgo, onde decorrerá o Jantar de Natal da Academia do Bacalhau e o Magusto da SPB.

No sábado, dia 25, a festa em Parys tem início às 11.00 horas, com a abertura do espaço do evento com as presenças do Premier do Free State, dr. E.S Magashule, e do Presidente da Madeira, dr. Miguel Albuquerque.

Haverá encontro VIP na parada às 13.15, abertura às 14.00, início às 14.15 e fim da parada às 15.15. Das 17.00 às 23.00 haverá concertos.

Para domingo, dia 26, o programa é o seguinte: Abertura Oficial da Rua Padre Balink, Corte da fita e descerrar da Pedra Memorial do Padre Balink. Estarão presentes o Premier do Free State Premier, o Presidente da Madeira, e o Mayor Executivo do Município Local de Ngwathe, vereador Joey Mochela.

Ao fim da tarde de domingo, o dr. Miguel Albuquerque inicia a sua viagem de regresso ao Funchal, via Frankfurt e Lisboa.