FC Porto vence em Coimbra e mantém-se na luta pelo título

0
108
FC Porto vence em Coimbra e mantém-se na luta pelo título

O FC Porto venceu a Académica por 3-0, em jogo da 24.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, disputado em Coimbra, e mantém assim a pressão sobre o Benfica, primeiro classificado do campeonato.

 Os golos portistas foram marcados por Mangala, aos 15 minutos, Danilo, aos 52, e Castro, aos 89.

 A equipa "azul e branca" abriu o marcador à passagem do primeiro quarto de hora, num golpe de cabeça do defesa central francês, que, entre os centrais academistas, correspondeu da melhor maneira a um cruzamento de João Moutinho.

 Os "estudantes", que somaram o oitavo jogo consecutivo sem ganhar, reagiram ao golo, subindo no terreno, mas seria a equipa portista a estar mais próxima de aumentar a vantagem aos 24 minutos, quando James, na cobrança de um livre direto, levou a bola a bater no poste e ressaltar para as mãos de Ricardo.

 O FC Porto continuou a pressionar e, aos 26 minutos, Mangala atirou à barra, novamente de cabeça, depois de um cruzamento tenso de Danilo, na direita.

 O médio portista Fernando quase marcava, aos 37 minutos, mas a bola acabou nas mãos de Ricardo, depois de tabelar num jogador da Académica, após uma combinação com Izmaylov.

 Antes do intervalo, Makelele poderia ter empatado, mas o remate do médio academista saiu fraco e ao lado, quando Helton estava fora da baliza.

 Na segunda parte, o brasileiro Danilo aumentou a vantagem aos 52 minutos, num remate rasteiro, a culminar uma jogada de combinação pela direita, que começou em Lucho e passou por James.

 No minuto seguinte, Wilson Eduardo isolou-se, mas Helton chegou primeiro à bola.

 A equipa dos "dragões" continuou a pressionar e o avançado Jackson Martinez, aos 55 minutos, dispôs de excelente oportunidade para dilatar o resultado, mas João Dias antecipou-se e fez o corte, quando o colombiano já tinha deixado Ricardo para trás.

 O jogo passou depois a desenrolar-se numa toada de parada e resposta.

 Aos 69 minutos, os jogadores da Académica reclamaram penalti sobre Edinho, na área do FC Porto, mas o árbitro Bruno Esteves mandou seguir.

 A equipa portista fixou o resultado por Castro, aos 89 minutos, num remate colocado de fora de área.

 

* FICHA DO JOGO

 

 Encontro no Estádio do Cidade de Coimbra.

 Resultado:

 Académica – FC Porto, 0-3

 Ao intervalo: 0-1.

 Marcadores:

 0-1, Mangala, 15 minutos.

 0-2, Danilo, 52.

 0-3, Castro, 89.

 Equipas:

 Académica: Ricardo, João Dias (Marinho, 67), João Real, Flávio, Hélder Cabral, Rodrigo Galo, Bruno China (Cleyton, 59), Makelele, Marcos Paulo, Wilson Eduardo (Salim Cissé, 86) e Edinho.

 Treinador: Pedro Emanuel.

 FC Porto: Helton, Danilo (Maicon, 81), Mangala, Otamendi, Alex Sandro, Fernando, João Moutinho, Lucho (Castro, 74), Izmaylov, James (Defour, 74) e Jackson Martinez.

 Treinador: Vítor Pereira.

 Árbitro: Bruno Esteves (Setúbal).

 Acção disciplinar: Cartão amarelo para Bruno China (24), Mangala (34), Otamendi (62) e João Moutinho (88).

 Assistência: 5.832 espectadores.