FC Porto vai colaborar na formação de atletas e treinadores angolanos

0
120
FC Porto vai colaborar na formação de atletas e treinadores angolanos

O FC Porto vai colaborar com a Academia de Futebol de Angola (AFA) na formação de atletas e treinadores, segundo acordo homologado em Luanda, na presença do patrono da instituição e Presidente angolano, José Eduardo dos Santos.

 O entendimento foi formalizado por José Luís Garrido, director-geral da AFA, e Reinaldo Teles, da Sociedade Anónima Desportiva (SAD) do FC Porto, e envolve também, entre outras colaborações, estágios de jovens atletas no clube português.

 Nesta cerimónia marcou presença o Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, patrono da academia, e o presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, que chefiou a delegação portista a Luanda.

 "É muito importante que crianças de dez anos se habituem a conviver nos dois paí-ses, porque eles serão os homens de amanhã. Com estas iniciativas compreendem que nós somos dois povos num povo só", explicou, durante esta visita a Luanda, o líder portista.

 O protocolo de cooperação – acordado em Outubro no Porto – prevê ainda, segundo Pinto da Costa, a deslocação de treinadores do clube português a Angola, para apoiar os jovens atletas angolanos.

"Entramos nisto sobretudo para ajudar e mostrar que o desporto é uma forma muito boa de formar estes jovens", disse ainda o presidente do FC Porto, que durante a visita a Luanda chegou a ser recebido, em audiência no palácio presidencial, por José Eduardo dos Santos.

 Apesar de assumir a "alma e coração" nesta colaboração com a AFA, o líder portista também admitiu como "possibilidade" a instalação de uma academia do clube em Angola, embora sem revelar mais pormenores.

A cerimónia, que concluiu a visita da delegação portista a Luanda, culminou com dois jogos entre as equipas da AFA e do FC Porto em sub-10 (vitória portista por 5-1) e em sub-15 (vitória angolana por 2-1), aos quais assistiu o chefe de Estado de Angola.