FC Porto recupera liderança da Liga à custa do empate do Sporting em Setúbal

0
45

 O FC Porto recuperou a liderança da I Liga de futebol, ao vencer na sexta-feira por
1-0 na recepção ao Tondela, aproveitando o empate (1-1) do Sporting no Bonfim, quando parecia ter a vitória na mão.

  O resultado final no Dragão traduz as dificuldades que sentiu para ultrapassar os problemas criados pela organização defensiva do Tondela, ainda que os avançados portistas Aboubakar e Marega tenham sido, desta vez, menos eficazes na finalização do que costumam sê-lo, o que ajuda a explicar a vitória tangencial.

  De resto, o único golo que decidiu a partida foi marcado pelo avançado maliano Marega, que passou a ser o melhor marcador do FC Porto com 15 golos, mais um do que Aboubakar, e resultou de um ‘brinde’ da defesa do Tondela, que colocou a bola nos seus pés, qjuando se encontrava só frente ao guarda-redes Cláudio Ramos, aos 13 minutos.

  Esta vitória, e o empate do Sporting no Bonfim, permitiram ao FC Porto recuperar a liderança do campeonato, com 48 pontos, mais um do que o rival, o que não é despiciendo do ponto de vista psicológico, sobretudo quando é sabido que há quatro dias a equipa de Sérgio Conceição chegou ao intervalo na Amoreira a perder com o Estoril por 1-0, jogo que seria interrompido por motivos de segurança e do qual falta ainda meia parte por disputar.

  O ‘carrasco’ do Sporting voltou a ser o internacional Edinho – já tinha sido ele a afastar os ‘leões’ da Taça da Liga da época passada. Lançado em campo por José Couceiro aos 82 minutos, a render o médio defensivo Podstawski, Edinho foi carregado pelo central Jérémy Mathieu na área e, de penálti, marcou o 1-1 fi-nal.

 No sábado, o Benfica venceu em casa o Desportivo de Chaves, por 3-0, em jogo da 19.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, e ficou a um ponto do Sporting, segundo classificado.

 O brasileiro Jonas, com um ‘bis’, aos 13 e 18 minutos, e o português Pizzi, aos 47, marcaram os golos dos ‘encarnados’, que passaram a ter 46 pontos, menos um do que o Sporting e dois do que o líder FC Porto, que tem menos uma partida disputada.

  O Desportivo de Chaves, que não perdia há oito encontros no campeonato, segue no sétimo posto, com 26 pontos.