Faleceu o conselheiro Manuel dos Passos

0
127
Manuel dos Passos

Manuel dos PassosNa madrugada de sábado faleceu com a idade de 63 anos, em Joanesburgo, o conselheiro das Comunidades Portuguesas José Manuel dos Passos, após prolongada doença, tendo estado internado no hospital universitário Donald Gordon, onde foi submetido a tratamentos intensivos contra a grave doença que o vitimou. Natural do Funchal, Ilha da Madeira, Manny dos Passos veio para a África do Sul com 10 anos de idade.

 

Estudou na St. Rose’s School, em La Rochelle, frequentou o ensino secundário no Marists Brothers e estudou também no Damelin College. Iniciou a sua carreira profissional primeiro no ramo imbiliário e depois como comerciante de bebidas alcoólicas, tendo sido presidente do Liquor Board da África do Sul. Era conselheiro das Comunidades Portuguesas da África do Sul eleito há cerca de 6 anos em Joanesburgo.

Casado com Zita Verónica dos Passos, natural de Joanesburgo e cujos pais são originários dos Prazeres, Ilha da Madeira, têm 5 filhos e 3 netos. Figura muito estimada na Comunidade Portuguesa da RSA, Manny Passos sempre foi uma pessoa generosa e apoiou com orgulho de ser português iniciativas do desporto escolar, das colectividades, ranchos e igrejas, sendo notável a sua contribuição ao Grupo Madre Teresa, da Igreja de St Patrick em La Rochelle, que todas as semanas distribui centenas de refeições a famílias carenciadas, pessoas sem abrigo e jovens desempregados em diversos pontos da área metropolitana de Joanesburgo.

Quando tomou posse do cargo de conselheiro das Comunidades Portuguesas, eleito na África do Sul, Manny Passos intensificou os seus contactos com agremiações e instituições lusas, tendo dado especial atenção ao movimento associativo que apoiou com contribuições financeiras pessoais por altura dos festejos do 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Era o presidente do Conselho Fiscal da Casa da Madeira de Joanesburgo.

A dolorosa enfermidade que o afectou inviabilizou que realizasse alguns projectos de solidariedade social, nomeadamente um que contou aos repórteres do “Século” e que tinha a ver com a sua intervenção pessoal junto de grandes fábricas de refrigerantes e representantes de bebidas alcoólicas, entidades com quem tinha uma ligação muito próxima dado o facto de além de ser um conceituado comerciante no ramo era também o presidente do Liquor Board da África do Sul.

A ideia de José Manuel dos Passos era que as marcas mais famosas de refrigerantes, sumos, cervejas, whisky, gin e brandy pudessem patrocinar computadores para escolas sul-africanas, considerando também alguns equipamentos informáticos para estabelecimentos de ensino de Língua e Cultura Portuguesa que tivessem alunos sob a égide da Coordenação do Ensino de Português na África do Sul e Namíbia.

O seu funeral vai realizar-se na próxima quinta-feira, 12 de Março, às 13 horas, na St Dominic Church, em Boksburg. Nas páginas de necrologia (18 e 19) desta edição os leitores encontram singelas mensagens de homenagem póstuma de familiares, amigos e entidades colectivas.