Fábrica Peugeot de Mangualde com volume de vendas de cerca de 460 milhões de euros em 2014

0
60
Fábrica Peugeot de Mangualde com volume de vendas de cerca de 460 milhões de euros em 2014

O Centro de Produção de Mangualde da PSA Peugeot Citroën anunciou ter produzido 53.510 veículos durante este ano, o que permitirá atingir um volume de vendas de aproximadamente 460 milhões de euros.

 Em comunicado, a PSA de Mangualde refere que foram produzidos 53.510 Citroën Berlingo e Peugeot Partner, “contra 56.713 veículos em 2013, ou seja menos 5,6%”.

 “Com esta produção, atingirá um volume de vendas de aproximadamente 460 milhões de euros, sendo 93% para exportações”, acrescenta.

 Os veículos são exportados sobretudo para Espanha, França, Alemanha, Inglaterra, Itália, Bélgica, Polónia, Argélia, Turquia e Marrocos.

 O Centro de Produção de Mangualde termina o ano com 800 funcionários, mas o nível de emprego médio foi de 960 pessoas.

 No final de Julho deste ano, foi suprimido o terceiro turno de laboração do Centro de Produção, o que levou à redução de 280 postos de traba-lho, devido ao ajustamento da actividade produtiva.

 Quando foi anunciado o relançamento do terceiro turno, em fevereiro de 2013, para funcionar a partir de Abril desse ano, estava previsto que duraria um período mínimo de nove meses, tendo acabado por se estender por 16 meses.

 O lançamento desse turno em Mangualde resultou, segundo a empresa, do facto de a fábrica de Vigo do Grupo PSA registar naquela altura uma produção excecional e temporária, inerente à fase de lançamento dos modelos Citroën C-Elysée e Peugeot 301”.

 Por isso, foi transferida para Mangualde a produção “de alguns volumes dos modelos Citroën Berlingo e Peugeot Partner”.

 No balanço das atividades de 2014, a PSA de Mangualde sublinha ainda os investimentos feitos em acções de eficácia operacional, evoluções tecnológicas e na melhoria das condições de trabalho, que atingiram três milhões de euros.

 No que respeita ao desenvolvimento responsável, destaca as doações de subsídios a instituições de solidariedade social e desportivas, em cooperação com a Fundação PSA – Um mundo em movimento, e de equipamentos informáticos a diversas associações e à biblioteca municipal.