Exposição no Africa Museum de Joanesburgo do fotojornalista do João Silva

0
12
Exposição no Africa Museum de Joanesburgo do fotojornalista do João Silva

Foi inaugurada, na sexta-feira, dia 24 de Outubro, pelas 18h30, uma exposição de fotografias da autoria do fotógrafo profissional do jornal The New York Times, João Silva, no “Africa Museum”, na Bree Street em Newtown, Joanesburgo, com a presença do administrador/conservador chefe de museus “Khwezi Gule”, embaixador de Portugal na África do Sul, António Ricoca Freire, cônsul-geral de Portugal em Joanesburgo, Luisa Fragoso, e o cônsul honorário em Durban, Elias de Sousa, entre muitas outras figuras da televisão, rádio, jornais locais e internacionais.

 João Silva, no dia 23 de Outubro de 2010, enquanto de serviço, fotografando os horrores da guerra no sul de Afeganistão para o jornal “The New York Times”, pisou numa mina anti-pessoal, ficando gravemente ferido, o que resultou na perda das suas pernas, que tiveram que ser amputadas, uma por baixo do joelho e outra por cima.

 João Siva foi sujeito a várias intervenções cirúrgicas durante estes últimos quatro anos, mas nunca desistiu da sua vida, dizendo: “Não fiquei surpreendido pelo que me aconteceu, porque há muito tempo que sabia que havia a possibilidade de um dia calhar a mim a má sorte, porque colegas meus já faleceram ao meu lado em situações muito perigosas, e Deus sempre esteve comigo. Estou-lhe grato, por ainda poder ver o brilhar dos olhos do meu filho,  admirar a minha linda filha e poder respirar no meio de toda a mi-nha família”.

 Cerca de 500 visitantes e convidados compareceram à inauguração da exposição com 62 fotografias emolduradas, que foram obtidas entre os anos de 1990 a 2014 por João Silva, em países como a África do Sul, Iraque e Afeganistão.

 O embaixador de Portugal António Ricoca Freire, durante a sua intervenção, entregou a João Silva o diploma correspondente as insígnias da ordem honorífica que lhe foi concedida pelo Presidente da República Portuguesa, Cavaco Silva – a Ordem da Liberdade, e entregue em 2012 na Embaixada em Pretória pelo embaixador Ramos Pinto.

 Seguiu-se um convívio com comes e bebes, em que João Silva se deixou fotografar com dezenas de admiradores.