Exportações de Portugal para Angola caem 45%

0
120
Exportações de Portugal para Angola caem 45%

As exportações portuguesas para Angola registaram uma contracção de 45% no primeiro trimestre de 2016 para 303 milhões de euros, uma variação negativa de 248 milhões de euros em termos reais, informou em Lisboa o Instituto Nacional de Estatística.

 No mesmo período de três meses as empresas portuguesas importaram de Angola bens no valor de 217 milhões de euros, uma acréscimo de 12,5% ou 24 milhões de euros em termos reais.

 Em consequência, o saldo positivo no comércio bilateral entre os dois países habitualmente favorável a Portugal, que no primeiro trimestre de 2015 havia sido de 359 milhões de euros, baixou para 86 milhões de euros, uma contracção de 273 milhões de euros em termos reais.

 De acordo com os dados divulgados pelo INE relativos aos dez principais parceiros comerciais de Portugal, tanto compradores como fornecedores, Angola ocupava no final do trimestre a 6.ª posição entre os principais compradores de produtos portugueses e a nona posição no que diz respeito aos fornecedores.

 Em listas lideradas pela Espanha a grande distância do segundo classificado – França no caso dos compradores e a Alemanha no caso dos fornecedores – a China surge em ambas, ocupando o décimo lugar no que respeita aos países que mais importam de Portugal e em sétimo lugar nos que mais vendem.