Ex-ministro da Defesa da Guiné-Bissau morto a tiro

0
98
Ex-ministro da Defesa da Guiné-Bissau morto a tiro

Ex-ministro da Defesa da Guiné-Bissau morto a tiroO antigo ministro da Defesa da Guiné-Bissau Hélder Proença foi morto a tiro sextafeira na estrada entre Bula, norte do país, e Bissau, disse fonte hospitalar. Além de Hélder de Proença, foram também abatidos o motorista e um segurança, acrescentou a fonte.

A Direcção-Geral dos Serviços de Informação do Estado da Guiné-Bissau comunicou que foi abortada uma tentativa de golpe de Estado no país, liderado por Hélder Proença, que “se deslocou quinta-feira de Dacar para coordenar as acções”. Segundo o comunicado, “durante a operação, alguns renderam-se voluntariamente, enquanto outros mostraram resistência contra as forças de ordem, o que culminou com trocas de tiros, tendo sido vitimados mortalmente”. O comunicado não especifica quem foi morto e se há pessoas detidas.

O candidato às presidenciais e ex-ministro da Administração Territorial, Baciro Dabó, também foi morto a tiro na sua residência em Bissau por homens vestidos com uniformes. Baciro Dabó também é dado como envolvido, segundo o comunicado das autoridades guineenses, na tentativa de golpe de Estado.