Estudantes luso-descendentes vencem concurso “Conhece os Açores”

0
150
Estudantes luso-descendentes

Estudantes luso-descendentesOs seis estudantes luso-descendentes vencedores do concurso ‘Conhece os Açores’, subordinado ao tema ‘A Minha Herança Portuguesa’, promovido pela Associação de Professores de Português dos EUA e Canadá, estiveram no arquipélago para descobrir a realidade açoriana.

 Joseph, Luís, André, Aman-da, Michael e Brandon foram os vencedores da primeira edição do concurso, realizada em 2009, que contou com a participação de 12 jovens luso-descendentes de várias escolas comunitárias portuguesas e secundárias do ensino oficial americano.
 Diniz Borges, presidente da associação, salientou que o concurso pretende "mostrar e partilhar experiências que tenham a ver com a cultura dos seus país", acrescentando que a primeira edição envolveu trabalhos em várias áreas, desde a escrita ao audiovisual, com temas como gastronomia e dança.
 Joseph e Luís apresentaram um dos trabalhos premiados, sobre o ensino de 24 danças do folclore açoriano durante um ano a uma turma da sua escola.
 "Este trabalho foi gravado e transmitido num canal de televisão local", frisou Diniz Borges, que falava aos jornalistas em Angra do Heroísmo, na Terceira, no final de um en-contro com a secretária regio-nal da Educação.

 O presidente da Associação de Professores de Português dos EUA e Canadá salientou ainda que "houve alunos que falaram da sua experiência enquanto participantes nas suas comunidades e um deles falou da importância da gastronomia portuguesa na sua vida", trabalhos que Diniz Borges considerou "bastante criativos".
 Os seis jovens luso-descendentes, que permaneceram nos Açores até sexta-feira, chegaram à Terceira, de onde são oriundos os pais de cinco dos seis vencedores do concurso.

 "Esta é a sexta vez que venho cá", afirmou Luís, que, tal como os seus colegas, se pronunciou em português sobre o prazer que tem em estar nos Açores.
 Segundo Diniz Borges, a segunda edição do concurso registou 28 participantes, mais do dobro do que a primeira, tendo como tema central ‘Açores: Nove ilhas para descobrir’.
 Os trabalhos, entregues no final de Maio, estão ainda a ser avaliados pelo júri, que vai escolher os seis vencedores.